Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Melo, Geraldo da Silva"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do programa minha casa, minha vida em uma perspectiva diacrônica
    (2025-04-15) Melo, Geraldo da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143
    Este artigo investiga a evolução das estratégias de construção dos anúncios publicitários do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) entre 2014 e 2024, analisando como a linguagem publicitária do Programa se adaptou às mudanças socioculturais, políticas e econômicas do Brasil durante esse período. Teoricamente, fundamenta-se em Carvalho (2010) em relação à linguagem publicitária, Carrascoza (2004), Gonzales (2003) em relação ao texto publicitário, e Sousa (2017) sobre o anúncio publicitário. A pesquisa, de caráter qualitativo, analisa recursos linguísticos e estratégias de persuasão presentes nos anúncios. Desse modo, demonstra que a linguagem publicitária do PMCMV passou por uma transformação significativa ao longo dos anos, buscando conectar-se com as necessidades e expectativas de um público-alvo cada vez mais exigente, que seguiu de forma gradual de uma campanha intermediária para a publicidade mais assertiva com suportes tecnológicos, com foco na qualidade e na construção de uma imagem positiva do Programa. O estudo identifica uma crescente utilização de elementos visuais e dados relevantes para despertar o interesse do público, em conjunto com uma linguagem mais sutil e indireta, buscando persuadir através de imagens e mensagens implícitas. Destarte, a pesquisa contribui para promover uma reflexão sobre o uso de recursos linguísticos e retóricos na construção de anúncios publicitários do PMCMV, a fim de adaptar-se às mudanças de perfil dos consumidores no decorrer dos anos de vigência do Programa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gêneros textuais no contexto sócio-escolar : a prática docente de língua portuguesa de uma forma dinâmica e interativa
    (2023-07-14) Melo, Geraldo da Silva; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143
    O presente artigo configura-se como relato de experiência e tem como tema: GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO SÓCIO-ESCOLAR: A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA FORMA DINÂMICA E INTERATIVA. O trabalho tomará como base de sua construção os estudos de BAKHTIN, M (2011), BAZERMAN, C (2007), MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (2005), MORAIS, Regis de (2003), DIONISIO, Angela; BEZERRA, Maria Auxiliadora; MACHADO, Anna (2002); na Base Nacional Curricular Comum e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Objetivos específicos da pesquisa a partir dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio de Pernambuco: Observar as normas de funcionamento que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral; registrar informações a partir da escuta de textos orais; planejar previamente o gênero oral considerando a situação discursiva; escolher a variedade linguística; promover a articulação entre as partes do texto; adequar expressões corporais/faciais e analisar o efeito de sentido de elementos típicos da modalidade. Na metodologia, o trabalho em sala de aula iniciou com uma introdução sobre o objetivo da referida mesa redonda, e com uma explanação a respeito dos temas que serão discutidos, debatidos e refletidos durante a realização. Assim, obtermos resultados sobre como os gêneros textuais contribuem para que a prática docente se torne mais eficaz e atrativa, como também que possibilite a formação de um cidadão crítico-reflexivo.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão