Navegando por Autor "Martins, Glaucy Kelly Ferreira de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Violência na escola: impactos nos processos de ensino e aprendizagem(2024-12-02) Martins, Glaucy Kelly Ferreira de Souza; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as formas de manifestação da violência na escola e o impacto desse fenômeno nos processos de ensino e aprendizagem em uma escola da rede municipal do Recife - PE. A partir disso, foram enumerados três objetivos específicos, sendo eles: descrever as diferentes manifestações de violência mais frequentes no ambiente escolar; identificar as interferências do fenômeno da violência na instituição escolar frente ao desempenho do aluno e ao exercício docente; e explicar a importância das políticas públicas de combate à violência como um direito efetivo para todos os envolvidos na educação escolar. A metodologia do trabalho é de caráter qualitativo e do tipo estudo de caso. Com relação aos instrumentos utilizados na coleta de dados, foi utilizada a observação em três salas de aula e a entrevista com três professores e com a gestora da escola. A análise dos dados obtidos foi inspirada na Análise do Discurso segundo a ótica de Orlandi (2001), o que possibilitou compreender os discursos propagados pelos participantes da pesquisa através dos instrumentos utilizados, evidenciando como a violência se mantém em sala de aula, interferindo de forma considerável no cotidiano escolar, o que, consequentemente, afeta os processos de ensino e aprendizagem, já que se constatou, através da pesquisa, a ausência do trato de fenômenos como o da violência na escola, no processo de formação profissional docente, além de políticas públicas consistentes que visem deter esse fenômeno na escola.
