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Navegando por Autor "Marques, Rafaela Karolina Souza"

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    Oralidade em cena na escola: slam como estratégia para letramentos literários de reexistência
    (2023-11-24) Marques, Rafaela Karolina Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/0003299084594674
    O Slam é uma competição de poesia falada, um espaço livre para expressão de discursos poéticos, marcados pela subversão literária, social e política. Esse artigo investiga como o gênero Slam atua enquanto prática de letramentos literários de reexistência em conexão com processos de ensino e aprendizagem da oralidade na Educação Básica. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se nas abordagens de Cosson (2006) sobre letramento literário e Silva (2005) quanto ao ensino de literatura, nos trabalhos com gêneros orais abordados por Dolz e Schneuwly (2004), no conceito de oralitura (Martins, 2003), na noção de letramentos múltiplos e heterogêneos (Kleiman,1995). Além disso, adotou-se o Slam como uma agência de letramento de reexistência (Souza, 2011), além de atentar-se ao trabalho com o Slam em sala de aula feito por Neves (2017); Miguel e Guimarães (2021). A partir da metodologia da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e com análise de conteúdo, a pesquisa foi realizada em consonância com as vivências pedagógicas realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, Núcleo de Letras/Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE/UAEADTec. Foi implementado um Plano de Ação Pedagógica – PAPE, com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública estadual de Pernambuco, baseado no processo de sequência didática. A intervenção pedagógica desenvolveu a escrita criativa, a leitura crítico-reflexiva, a oralidade e a expressão corporal dos estudantes. Assim, foi possível observar que a vivência com o gênero Slam impulsionou o protagonismo dos discentes e que o contato com a literatura a partir da oralidade tornou essa linguagem mais acessível, significativa e real para os discentes, pois foi observado que foi possível identificarem suas singularidades nos textos falados. Esse estudo oferece aparato teórico e prático para o trabalho com letramento literário a partir da oralidade, bem como amplia perspectivas para pesquisas acadêmicas e práticas educacionais, no que concerne ao ensino de literatura, pois, sendo essa, uma prática social marcada por interações subjetivas, nada mais coerente do que trabalhar com as “falas das ruas”, carregadas de identidades culturais, estéticas, sociais e históricas.
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