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Navegando por Autor "Magalhães, Géssica Natália de Moura"

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    Ambiente marinho: percepção ambiental dos estudantes do ensino fundamental II de uma escola pública do sertão de Pernambuco
    (2018-08-28) Magalhães, Géssica Natália de Moura; Andrade, Luciana de Matos; http://lattes.cnpq.br/2869096516724379
    Os estudos voltados à compreensão da percepção ambiental entre estudantes são imprescindíveis, pois possibilitam o pesquisador entender como o estudante percebe o ambiente, como também servem para veicular informações sobre o seu funcionamento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção sobre o ambiente marinho dos estudantes do ensino fundamental II (6º aos 9º anos) de uma escola pública estadual no município de Serra Talhada-PE, utilizando as técnicas do grafismo infantil. A coleta de dados ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2017, com 44 estudantes do ensino fundamento II (6° aos 9º anos), matriculados numa escola pública estadual, localizada no município de Serra Talhada-PE. O procedimento metodológico consistiu em três etapas: 1. Realização de grafismo infantil; 2. Ação educativa “palestra; 3. Realização de novos desenhos infantis. A percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados de Serra Talhada-PE é Naturalista/Naturalizante e Globalizante/Integrada isso reflete uma visão da natureza intocada e mesmo que o homem esteja neste cenário ambiental a sua participação deve ser baseada na sustentabilidade ambiental. A posição geográfica do município de Serra Talhada-PE parece influenciar na percepção ambiental marinha dos estudantes avaliados que veem o mar apenas com seus aspectos naturais faunísticos e florísticos como se estivessem em um mundo paralelo numa realidade descontextualizada e ao entrar em contato com as informações deste projeto passaram a perceber uma realidade antes não conhecida e demostrar por meio do desenho infantil a participação do homem de forma sustentável, bem como suas ações antropogênicas. A palestra educativa sobre o ambiente marinho promovida após as elaborações dos primeiros desenhos, sem nenhum contato prévio ou fornecimento de qualquer informação sobre oceanografia dada neste projeto fizeram compreender o universo marinho dos estudantes e a partir disso aprimorar os seus conhecimentos, pois só após os segundos desenhos foi possível vislumbrá-los como futuros agentes multiplicadores de uma sustentabilidade ambiental. Porém, se faz imprescindível destacar pela experiência vivenciada que as pesquisas com percepção ambiental necessitam agregar vários instrumentos de coleta de dados para se perceber, compreender e sentir as relações que ser humano tem com o meio ambiente.
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