Navegando por Autor "Lopes, Alexandre Domingos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise comparativa dos principais programas de educação financeira do Brasil(2022-10-10) Lopes, Alexandre Domingos; Pontes, Tricia Thaíse e Silva; http://lattes.cnpq.br/0497598665441136; http://lattes.cnpq.br/2143914453783992O presente estudo visa comparar os principais programas que propõem a implementação da educação financeira nas escolas públicas do Brasil. Para sso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e método de análise de conteúdo, conforme definido por Bardin (2016). A análise foi realizada a partir dos dados e informações coletadas nos sites e documentos referentes ao programa Aprender Valor (2019) e ao programa Educação Financeira na Escola (2021). Os programas dependem inicialmente da disseminação por parte dos idealizadores, posteriormente da adesão das instituições de ensino, com o foco exclusivo nos professores, sendo eles as peças fundamentais para levar a educação financeira aos alunos. Uma lacuna encontrada nos programas é a deficiência na disseminação, é necessária uma mudança nas definições para que a implementação da educação financeira ocorra de uma forma mais eficaz, atingindo o público-alvo. Os coordenadores da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), junto aos órgãos competentes, precisam rever o método para aplicar essa política pública com qualidade, priorizando a divulgação e realizando as ações de forma mais unificada para que a educação financeira chegue aos alunos de forma mais ampla e as mudanças no comportamento relacionado ao dinheiro possam ser percebidas em um futuro próximo.