Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lira, Mariana Santana de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contar histórias na Educação Infantil: um estudo de caso da prática de uma professora
    (2021-07-05) Lira, Mariana Santana de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/3042538389788129
    O presente trabalho teve como objetivo compreender como uma docente realiza o trabalho de contação de histórias em uma turma da educação infantil grupo 3 (crianças de 3 a 4 anos), mais especificamente, analisar a concepção da docente sobre o trabalho envolvendo a contação de histórias; analisar como planeja suas aulas; caracterizar o que faz e prioriza em sua rotina. Para isso, utilizamos de um estudo de caso, de natureza qualitativa. Para análise dos dados nos inspiramos na análise de conteúdo (cf. BARDIN, 2016). Utilizamos como instrumentos para coleta de dados: a observação total, o questionário (cf. GIL,1999) e a entrevista semiestruturada (cf. LUDKE E ANDRÉ, 1986). Os resultados apontaram que a contação de histórias faz parte da rotina deste grupo da educação infantil. A professora planejou os momentos envolvendo a contação de histórias; selecionava a história a ser trabalhada com as crianças; sistematizava as ações ao praticar as narrativas; organizava os espaços; preparava os recursos didáticos que seriam utilizados no momento da contação de histórias. Percebemos que a docente priorizou a atividade do reconto. Também realizou atividades relacionadas às histórias contadas, tais como: atividade de construção de texto coletivo, sendo a professora a escriba do texto; atividades de pinturas, para identificar personagens e cenários das histórias. O estudo demonstrou, uma prática pedagógica organizada por parte da professora, no que se refere ao planejamento para a realização da prática de contar histórias. O estudo ainda após revelou que a contação de histórias é um instrumento pedagógico que possibilita diversas aprendizagens cognitivas, sociais, afetivas, corroborando com os estudos de LACERDA (2015). Nosso estudo também evidenciou a relevância de formações continuadas aos professores da educação infantil, quanto à contação de histórias, percebendo-a como um instrumento pedagógico significativo e potente para o desenvolvimento das crianças. Em relação ao desenvolvimento da linguagem oral, a prática da contação de histórias parece ter influenciado de maneira positiva o desenvolvimento da oralidade, pois, assim como Carvalho et. al. (2019), percebemos que pode permitir às crianças ampliarem o vocabulário, aprender a explicar, opinar, bem como favorecer a interação social.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão