Navegando por Autor "Lima, Sabrina Vasconcelos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Percepção ambiental da caatinga: avaliação entre estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental de uma escola do sertão pernambucano(2023-04-28) Lima, Sabrina Vasconcelos; Andrade, Luciana de Matos; http://lattes.cnpq.br/2869096516724379; http://lattes.cnpq.br/4345681274930484Os trabalhos que abordam educação ambiental vêm sendo cada vez mais frequentes no meio acadêmico, mostrando ser essenciais e de grande importância para a formação de uma sociedade mais sustentável, uma vez que diante do descobrimento do conhecimento que os cidadãos têm sobre meio ambiente é possível guiá-los para melhores formas de vivência, priorizando a conservação e preservação dos ecossistemas. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) de uma escola privada no município de Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, sobre o domínio caatinga. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2022, com 39 estudantes, onde 25 eram do sexo feminino e 14 do sexo masculino, com idades entre 11 e 15 anos, utilizando o grafismo infantil, aplicação de questionário e apresentação de palestra educativa como instrumentos metodológicos. A percepção ambiental dos estudantes sobre o domínio caatinga foi predominantemente Naturalista/Naturalizante, o que reflete uma visão de natureza intocada, sem a presença humana. Os desenhos dos/as estudantes do 8º ano foram mais ricos em detalhes e com representações do hábitat mais completas, não havendo diferenças entre os sexos, quanto às suas representações. Quanto ao questionário, as maiores dificuldades dos/as estudantes se concentraram nos aspectos abióticos, tendo o sexo masculino e o 8º ano apresentado melhores resultados entre as duas respostas. A apresentação da palestra educativa, realizada após as confecções dos primeiros desenhos e conclusões dos primeiros questionários, denotou um momento importante na construção do conhecimento dos/as estudantes, uma vez que, os resultados dos desenhos e questionários realizados após tal ação mostraram melhorias entre eles. Porém, mesmo habitando no ecossistema retratado na pesquisa, os/as estudantes ainda detêm pouco conhecimento acerca dos aspectos bióticos e, principalmente abióticos, com isso, é necessário projetos voltados para conservação e preservação dos ambientes de caatinga entre os habitantes das localidades com tal domínio, a fim de que se tenha uma sociedade mais consciente sobre o cuidado com o ecossistema.
