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Navegando por Autor "Lima, Maria Gabriella da Silva"

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    A atuação pedagógica no Tribunal de Justiça: desafios e possibilidades em um espaço não formal de educação
    (2025-07-21) Lima, Maria Gabriella da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554; http://lattes.cnpq.br/6046598772971610
    Este trabalho teve como objetivo explorar a atuação do pedagogo em ambientes não formais de educação, mais especificamente no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com ênfase nas contribuições deste pedagogo para o progresso social e educativo. A pesquisa enfoca a expansão do campo de atuação desse profissional, que, além das instituições escolares, têm ganhado importância em locais como ONGs, hospitais, empresas, museus, centros comunitários, entre outros. Essa abordagem é fundamentada por autores como Libâneo (2005), que discute a amplitude da pedagogia para além dos muros escolares, e Maria da Glória Gohn (2006, 2020), que aprofunda o conceito de educação não formal e sua relevância para a cidadania. Através de uma abordagem qualitativa, o estudo incluiu entrevista com pedagogo que atua no cenário judiciário, com a intenção de entender suas práticas, desafios e impactos. Os resultados indicam que o pedagogo desempenha um papel essencial na promoção da aprendizagem significativa e contextualizada, voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para o fortalecimento de laços comunitários, especialmente para os indivíduos envolvidos nos processos judiciais, como pretendentes à adoção, famílias em situação de vulnerabilidade e participantes de programas de justiça restaurativa. Conclui-se que a atuação do pedagogo em ambientes não formais potencializa processos educativos variados, promovendo inclusão e cidadania.
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