Navegando por Autor "Lima, Magda Tânia Alves de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Gêneros digitais e ensino: contribuições e desafios dos professores da rede municipal de ensino do distrito de Sitio dos Nunes, Flores - PE(2020-10-28) Lima, Magda Tânia Alves de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/4386975363602558Este estudo tem como objetivo relatar e analisar por meio de um estudo de caso verificando a princípio, como os gêneros digitais são abordados em sala de aula, suas contribuições e debruça-se também sobre os principais desafios dos professores de língua portuguesa com as práticas utilizando instrumentos tecnológicos, além de a discussão da literatura contribuir com essa temática. Toma-se como pressuposto teórico os estudos de teóricos como Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, sobre o uso de gêneros textuais e dos novos gêneros digitais no ensino de língua. Diante do atual quadro de ensino remoto, dedica-se uma seção para comentários sobre modalidades de ensino a distância em consequência da pandemia da covid-19 que fez com que milhares de escolas pelo mundo adotassem as metodologias ativas do ensino remoto. A fundamentação teórica foi confrontada diante dos dados coletados por meio de pesquisa com professores de forma a compreendermos a realidade atual do ensino em Sítio dos Nunes – Flores – PE, como parte de um panorama que se repete em outros municípios, acerca dos resultados obtidos. Destacamos que ainda há muitos problemas em se tratando do uso de tecnologias integradas as aulas, pois falta a capacitação adequada aos professores para o uso dessas novas mídias, bem como a estrutura que não dispõem de aparatos tecnológicos suficientes.
