Navegando por Autor "Lima, Juliana dos Santos"
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Item O processo de alfabetização na perspectiva de Emília Ferreiro, visando hipóteses coletadas na turma de 2º ano da Escola Professora Francisca Flor, em Santa Cruz da Baixa Verde-PE(2018) Lima, Juliana dos Santos; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/2633823504189806Esse estudo visa compreender as fases pelas quais a criança atravessa para aprender a ler e a escrever. Para tanto, foi realizada uma pesquisa acerca do processo de construção das hipóteses de escrita da criança na fase da alfabetização visando entender como a criança concebe a escrita, tendo como embasamento teórico as pesquisas de Emília Ferreiro e outros colaboradores sobre a aprendizagem da escrita da criança. Faremos nesta pesquisa uma análise dos níveis de escrita das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Francisca Flor localizada na cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, com a finalidade de detectar quantos alunos se encontravam em cada nível alfabético e analisar o desempenho dos alunos em uma produção de texto com base nos estudos de Ferreiro (1980). Na metodologia, fizemos uso de uma pesquisa de caráter colaborativa, tendo como instrumento de coleta de dados duas atividades,a primeira denominada por sondagem e outra de produção de texto acerca da realidade social local. Os resultados da primeira atividade de sondagem, diante dos critérios escolhidos pela autora, demonstraram: 02alunos (dois) estão no nível pré-silábico; 04 (quatro) estão no nível silábico; 06 (seis) estão no nível silábico-alfabético; 09 (nove) estão no nível alfabético, totalizando21 participantes. Já a atividade de produção textual apresentou resultados diferenciados:dos 21 alunos que participaram da pesquisa apenas 1 (um) não conseguiu realizar a atividade enquantoque09 (nove) alunos empregaram hipóteses de escrita, sem designar como textos; 08 (oito) alunos produziram textos classificados como regulares e 04 (quatro) alunos produziram textos classificados como satisfatórios, segundo os parâmetros da pesquisa.
