Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de pressuposto da abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias - manual do professor
    (2023-05-09) Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
    No Brasil, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, por conseguinte, do Novo Ensino Médio, os Livros Didáticos precisaram alterar sua estrutura passando a ser organizados por áreas de conhecimento. Nesse sentido, para atender o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias sofreram alterações. Nesse contexto, a pesquisa descrita nesta monografia teve como objetivo analisar pressupostos da abordagem CTS presentes na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias – manual do professor. Portanto, foi realizada uma pesquisa documental, cuja fonte de dados foi o capítulo 5 da respectiva obra. Os resultados apontam que o capítulo 5 apresenta pressupostos educacionais da abordagem CTS, dado que foram identificados aspectos voltados para os propósitos desta abordagem, segundo Strieder e Kawamura (2017), os quais foram: estabelecimento de relações entre conhecimento científico escolar e contexto; proposição de questionamentos e posicionamentos acerca de questões sociais; e proposição de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de compromissos sociais pelos estudantes. Portanto, o capítulo analisado do livro em tela tem potencial para o desenvolvimento da abordagem CTS no ensino de Ciências e da Química. E esse resultado pode contribuir para as pesquisas da área de ensino de Química quando se trata da abordagem CTS no Novo Ensino Médio e no livro didático da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão