Navegando por Autor "Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise de pressuposto da abordagem Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias - manual do professor(2023-05-09) Lemos, Gilvanete Maria de Oliveira Negromonte Barros; Firme, Ruth do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7234636790850019No Brasil, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e, por conseguinte, do Novo Ensino Médio, os Livros Didáticos precisaram alterar sua estrutura passando a ser organizados por áreas de conhecimento. Nesse sentido, para atender o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), os livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias sofreram alterações. Nesse contexto, a pesquisa descrita nesta monografia teve como objetivo analisar pressupostos da abordagem CTS presentes na obra Novo Ensino Médio - Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias – manual do professor. Portanto, foi realizada uma pesquisa documental, cuja fonte de dados foi o capítulo 5 da respectiva obra. Os resultados apontam que o capítulo 5 apresenta pressupostos educacionais da abordagem CTS, dado que foram identificados aspectos voltados para os propósitos desta abordagem, segundo Strieder e Kawamura (2017), os quais foram: estabelecimento de relações entre conhecimento científico escolar e contexto; proposição de questionamentos e posicionamentos acerca de questões sociais; e proposição de atividades que podem contribuir para o desenvolvimento de compromissos sociais pelos estudantes. Portanto, o capítulo analisado do livro em tela tem potencial para o desenvolvimento da abordagem CTS no ensino de Ciências e da Química. E esse resultado pode contribuir para as pesquisas da área de ensino de Química quando se trata da abordagem CTS no Novo Ensino Médio e no livro didático da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias.
