Navegando por Autor "Jalil, Laeticia Medeiros"
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Item Participando sem medo de ser mulher II(Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Serra Talhada, 2011) Jalil, Laeticia MedeirosNo ano de 2012 foi desenvolvido o Projeto de Extensão Participando Sem Medo de ser Mulher II, como continuação do Projeto Desenvolvido no ano de 2011, com o mesmo nome. O projeto teve como objetivo desenvolver atividades de formação com mulheres agricultoras familiares do município de Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo e Serra Talhada e foi desenvolvido em parceria com as Organizações não Governamentais Centro de Educação Comunitária Rural - CECOR, Centro Agroecológico Sabiá e Casa da Mulheres do Nordeste. Também atuamos em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco -IPA. Ao longo do ano, foram realizadas oficinas de formação e capacitação, intercâmbios, seminário de Gênero e Agroecologia e mesas redondas. A aluna envolvida com o projeto teve oportunidade de fortalecer seus conhecimentos sobre a temática, apresentar trabalhos acadêmicos em congressos e seminários nacionais, bem como do Grito da Terra, do ato político nacional organizado pela CONTAG/FETAPE em Brasília, em maio de 2012. Todas as atividades desenvolvidas fortaleceram a relação da UAST/UFRPE com as comunidades e as organizações parceiras, bem como contribuiu para o conhecimento da aluna, dando coerência as atividades de ensino-pesquisa e extensão nas quais estava envolvida.Item Poeticamente cultiva a mulher o mundo: gênero e agroecologia construindo saberes, sujeitos e autonomia(2020-11-08) Oliveira, Jannah Bruna Miranda de; Jalil, Laeticia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/3792267648624578; http://lattes.cnpq.br/6393940895948072Las desigualdades de género en el mundo rural producen la invisibilidad de la mujer rural respecto a sus actividades productivas y reproductivas en la agricultura familiar, afectando también las representaciones sociales y su propio reconocimiento como trabajadoras y sujetos políticos y sociales. Así, a través de una investigación cualitativa de carácter exploratorio y bibliográfico, y utilizando los conceptos de género y patriarcado, este estudio pretende reflexionar sobre la construcción del conocimiento de las mujeres agricultoras agroecológicas a partir de la investigación de las Libretas Agroecológicas como herramienta político-pedagógica de reconocimiento de su actividad productiva y de la transformación social. El estudio reveló que, al replantear el concepto de conocimiento estrechamente relacionado con la experiencia colectiva de construir este conocimiento sobre sus capacidades productivas, pero también sobre sus subjetividades y formas ancestrales de cuidar la vida humana y no humana, las mujeres resignifican su propio ser en el mundo, reivindicando el estatus de sujetos sociales y políticos constituidos a partir de sus cuerpos, vivencias y territorios.