Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Holanda Júnior, Valmério Cirilo de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As implicações da BNCC no livro didático de História do 2º ano ensino fundamental-anos iniciais: um estudo comparativo sobre obras do Programa Nacional do Livro Didático editais 2016 e 2019
    (2025-02-17) Holanda Júnior, Valmério Cirilo de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/9606938847498302
    Nas etapas iniciais de escolarização, o conteúdo histórico é de suma importância para a aquisição de um pensamento crítico por parte das crianças o que faz com que o livro didático seja um dos principais materiais de trabalho utilizados no cotidiano escolar. Posto isso, este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2018) nos livros didáticos de História do 2º ano do ensino fundamental-anos iniciais. Para tanto, analisamos os volumes do 2º ano da coleção Projeto Buriti-História selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático na edição antes da BNCC (2016) e pós-BNCC (2019). Neste estudo, de natureza qualitativa e quantitativa, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa documental e a análise de conteúdo (BARDIN, 2002). O estudo se amparou teoricamente em Choppin (2004), Bittencourt (2009), Sacristán (1988), Arroyo(2014). A partir dessa análise pode-se concluir que as normativas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxeram mudanças significativas no que se refere a presença de narrativas regionais e locais no livro. Ou seja, a valorização da formação cidadã e o aprendizado significativo dos conteúdos históricos ganham contornos nacionais, distanciando-se de experiências fora do eixo sul-sudeste. Entretanto, verificamos que a abordagem de História no livro didático do Ensino Fundamental Anos Iniciais pós BNCC, não se dá de maneira articulada com as concepções atuais sobre o Ensino de História.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão