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Navegando por Autor "Guimarães Junior, Jaime de Lima"

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    A mudança de comportamento na sociedade recifense após a chegada dos supermercados na década de 1960
    (2025-08-08) Oliveira, Luiz Henriky dos Santos de; Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de; Guimarães Junior, Jaime de Lima; http://lattes.cnpq.br/4005295198649923; http://lattes.cnpq.br/8419255160811830; http://lattes.cnpq.br/9438985608816623
    Objetivou-se entender como foi o processo de chegada dos supermercados na cidade do Recife a partir da década de 1960 e o impacto da sua implantação para os consumidores. Para compreender isso foi necessário buscar, em nível nacional, as mudanças econômicas que o país estava passando e o que isso proporcionou para o crescimento de redes de comércio alimentício que estão consolidados até a presente década. Ademais, foi observado que o entorno dos supermercados passou por mudanças além do fator comercial e financeiro, alterações sociais e urbanas também ocorreram por causa dessa nova linha de consumo de itens básicos para o dia a dia da população. Como o principal foco dos supermercados são alimentos e produtos do cotidiano do cidadão, toda uma rotina e hábitos foram impactados por um novo jeito de fazer compras. Foi preciso para este trabalho a realização de pesquisas a jornais, revistas e artigos para se compreender melhor como as redes de supermercados no Recife, em destaque o Bompreço, tornaram-se tão fortes desde a segunda metade do século passado.
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    Um olhar sobre a Educação Patrimonial no ensino de História: atividades prático-pedagógicas nos livros didáticos
    (2020-10-26) Guimarães Junior, Jaime de Lima; Luna, Suely Cristina Albuquerque de; Oliveira, Ana Lúcia do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/4941715690112297; http://lattes.cnpq.br/4005295198649923
    As análises apresentadas neste artigo envolvem a Educação Patrimonial e seu espaço dentro dos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental (PNLD 2017-2019) utilizados pelos alunos das escolas públicas estaduais no município de Camaragibe, Pernambuco, Brasil. Com as novas interpretações históricas relacionadas à mudança na forma como se pensa e se escreve a História, a partir da redemocratização do Brasil, permitiu novas abordagens historiográficas dentro da academia que repercutiu também na produção de conteúdo para o ambiente escolar. Desta forma, ao reconhecer tais mudanças, foi possível pensar na Educação Patrimonial como ponto a ser abordado na tentativa de capturar nestes livros esta metodologia de ensino através dos conceitos e atividades propostas.
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