Navegando por Autor "Gondim, Thaís Tomé"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Análise sobre as concepções de letramento literário na Base Nacional Comum Curricular(2019) Gondim, Thaís Tomé; Silva, Noadia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/6632560254241093O presente trabalho versa sobre as concepções de literatura e letramento literário nas documentos oficiais relativas aos anos finais do Ensino Fundamental. Pesquisadores argumentam que o ensino de literatura tem se caracterizado pela pouca atenção ao texto literário em si e o apego às questões históricas. A literatura sofreu uma espécie de apagamento na escola. Diante desse cenário, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as concepções de literatura e letramento literário contidas nos seguintes documentos oficiais dirigidos aos Anos finais do Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Objetivou-se ainda, conhecer as percepções de 10 professores de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de São José do Belmonte/PE, sobre os conteúdos indicados na Base. A metodologia utilizada aborda, simultaneamente, critérios qualitativos e quantitativos. Nossos dados foram coletados por intermédio de questionários e de entrevistas. Os resultados sugerem que os participantes possuem um bom conhecimento da BNCC, o que nos faz pressupor que tal proposta curricular terá boa aceitação entre os docentes quando de sua implementação na citada rede municipal a partir de 2020.
