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Navegando por Autor "Freitas Filho, João Rufino de"

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    Experimentação utilizando como contexto alimentos e alimentação: uma abordagem para o ensino de Química
    (2023-05-12) Oliveira, Gabriela Alves de; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850; http://lattes.cnpq.br/2277869864110720
    As aulas da disciplina de Química são tidas por muitos alunos como chatas ou de difícil compreensão, gerando desinteresse e desânimo para o estudo dessa ciência. Uma forma de reverter essa situação é a inserção da contextualização e da experimentação no ensino de Química, como forma de aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos discentes, bem como despertar maior interesse a partir das atividades experimentais. Tendo como este foco, os alimentos e a alimentação, surge como principal temática para uma atividade de experimentação, uma vez que são tratadas em todos os níveis de ensino e fazem parte da vida de todos. Dessa forma, esse estudo foi realizado em uma escola municipal do Recife – PE, com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e teve como objetivo geral: elaborar e executar uma atividade de experimentação no ensino de química, buscando promover a sensibilização dos estudantes de uma escola do município de Recife sobre a qualidade dos alimentos e das práticas alimentares saudáveis, a fim de contextualizar os conhecimentos químicos com o cotidiano. A pesquisa, classificada como qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, foi realizada com 22 estudantes participantes do Clube de Ciências do Laboratório de Ciência e Tecnologia da escola, em três encontros, sendo cada um deles com duração de 60 minutos. No primeiro momento metodológico, foram coletadas as concepções prévias dos estudantes sobre os conceitos dos alimentos, alimentação saudável e a qualidade dos alimentos; Na segunda etapa, foi realizada uma aula expositiva dialógica buscando apresentar aos alunos a química presente nesse tema; E na terceira e última etapa foi discutida a importância da qualidade dos alimentos e executada uma atividade experimental sobre as análises físico-químicas utilizadas para atestar a qualidade do leite consumidos pelos discentes. A coleta dos dados foi feita a partir de questionários aplicados durante a intervenção pedagógica, bem como observações da turma durante as aulas. Percebeu-se com as respostas dos questionários, que ao início da atividade a maioria dos estudantes não possuíam conhecimentos a respeito da composição dos alimentos, mas que de forma geral possuíam uma alimentação balanceada devido ao número de refeições realizadas na escola de regime integral. Durante a execução da atividade, em especial na parte da experimentação, a turma demonstrou bastante interesse em estudar o assunto e por ser algo que fazia parte do cotidiano deles, houve grande participação e aceitação da turma, concluindo assim que a contextualização e a experimentação são de fato grandes aliadas para o ensino de química. No fim, constatou-se que houve avanços nas repostas dadas pelos alunos e espera-se que com essa atividade os discentes participantes tenham despertados para as questões relacionadas à alimentação saudável, a qualidade dos alimentos e como a química está presente nas mais diversas situações ao nosso redor, não se limitando apenas ao que é estudado em sala de aula.
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    Memorial descritivo: memória da caminhada acadêmico-profissional na constituição da identidade profissional como professor-pesquisador
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021-10-15) Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850
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    Montagem de uma aparelhagem com materiais alternativos para a extração do limoneno das cascas de laranja
    (2022-06-01) Silva Filho, Josué Berto da; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850
    Os óleos essenciais são substâncias voláteis e podem ser obtidos através de diversos métodos: hidrodestilação, extração por solventes orgânicos, destilação a vapor, extração por fluido supercrítico, enfloração, prensagem a frio,dentre outros. Este trabalho teve como objetivo investigar a extração de óleos essenciais da casca da laranja utilizando a aparelho de destilação montado com materiais alternativos e comparar a eficiência deste com o aparelho convencional utilizado em laboratório. Para extração do limoneno a metodologia utilizada foi a técnica de hidrodestilação que é um método antigo e versátil no qual o material vegetal permanece em contato com a água em ebulição, o vapor força a abertura das paredes celulares e ocorre a evaporação do óleo que está entre as células da planta. A proposta de construção do material e extração de óleo foi devido a necessidade de facilitar o ensino e a aprendizagem de conceitos de química no ensino médio. A ideia de extrair o óleo essencial da casca da laranja foi um artifício utilizado para incentivar as atividades experimentais na escola. Pois, ao observar um experimento o estudante tem a oportunidade de fazer uma reconstrução interna de tudo aquilo vivenciado naquele momento. Em conclusão, nesse trabalho foi elaborada a construção de um condensador caseiro de baixo custo, utilizando materiais alternativos e posteriormente a extração do óleo onde alguns conceitos podem ser estudados, tais como, ponto de ebulição, condensação, evaporação, forças intermoleculares, solubilidade, polaridade etc.
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    Síntese e caracterização de 2-(3-aril-1,2,4-oxadiazol-5-il)-(1E,3E)-penta-1,3-dien-1-ila
    (2024-03-07) Silva, Juliana Carolina do Nascimento; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850; http://lattes.cnpq.br/6231482289837230
    Os 1,2,4-oxadiazóis são compostos heterocíclicos contendo em sua estrutura dois átomos de nitrogênio, um de oxigênio e duas ligações duplas e devido à sua baixa aromaticidade é denominado de sistema conjugado. Devido a sua notável importância de suas propriedades biológicas como: anti-inflamatórias, antiasmática, anticâncer, antitumoral, dentre outras. Neste trabalho, descreve-se a síntese e caracterização de 1,2,4-oxadiazóis a partir de amidoximas e sorbato de etila. A abordagem adotada foi qualitativa e experimental. A caracterização foi realizada por espectroscopia de infravermelho e ressonância magnética nuclear de ¹H e ¹³C. Os resultados revelaram que as arilamidoximas obtidas pelo método de agitação por 24 horas apresentaram bons rendimentos, variando entre 75% até 90%. Já o sorbato de etila preparado por esterificação de Fischer mostrou-se com rendimento de 82%. No entanto, os 1,2,4-oxadiazóis obtidos pelo método de super base apresentaram rendimento entre 45% a 50%, devido à formação de subprodutos com polaridade semelhante ao composto de interesse.
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    Síntese e docking molecular de 1,2,4-oxadiazol como potencial agente antioxidante
    (2024-07-30) Silva, Ryan Henrique Gomes da; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850; http://lattes.cnpq.br/6976073462477884
    O presente trabalho teve como objetivo sintetizar e caracterizar 1,2,4-oxadiazóis 29a-c, e avaliar sob métodos in vitro e computacionais a sua capacidade antioxidante. Para isso, realizou-se a síntese de um importante precursor, as arilamidoximas 27a-c sob o método de agitação magnética, obtendo excelentes rendimentos (84,9% – 95,7%). Em seguida, foi descrita a síntese dos 1,2,4-oxadiazóis 29a-c sob um método livre de solvente, o qual não faz usos de solventes, bases ou sais, obtendo de baixos a moderados rendimentos (30,6% – 56,2%). E ainda, esses heterocíclicos foram caracterizados por IV, RMN de 1H e ponto de fusão. E assim, com a aplicação do teste de eliminação de radicais livres de DPPH• e ABTS•+ verificou-se que, os 1,2,4-oxadiazóis apresentaram melhor resultado de redução desses radicais no método de ABTS•+ do que em DPPH•, com destaque para o composto 29b (CE50 = 4,055 μg.mL-1), que apresentou capacidades de eliminação de radicais livres promissoras muito semelhante ao antioxidante padrão o TROLOX (CE50 = 4,1 μg.mol-1), usado como controle positivo. Quanto aos procedimentos computacionais, utilizou-se o método de docking molecular para verificar a estabilidade energética e os tipos de interação dos complexos formados com os compostos 29a-c e uma enzima pró-oxidante, a Xantina Oxidoredutase (PDB ID: 1N5X) que está envolvida no processo de liberado de superóxidos, logo, partindo dos cálculos de LGA do programa AutoDock 4.2.6, observou-se que os 1,2,4-oxadiazóis utilizados como ligantes formaram complexos estáveis com a enzima alvo, ressaltando o composto 29c (ΔH = –7,69 kcal.mol-1) que gerou um complexo com energia mais estável próximo do ligante inibidor original, Tei-6720 (ΔH = –8,63 kcal.mol-1), indicando esses compostos como potenciais antioxidantes.
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    Síntese verde e assinalamento completo de novos oxadiazóis 2,3-enopiranosídeos
    (2021-12-22) Acioli, Bianca Micaela Macario Gonçalves; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850; http://lattes.cnpq.br/7172195105463623
    Na química dos carboidratos, o O-glicosídeo 2,3-insaturado é uma molécula orgânica vital com aplicações biológicas variadas que podem ser aprimoradas utilizando outros grupos funcionais que se ligam por meio da ligação glicosídica. Neste trabalho foi desenvolvido o uso do grupo funcional 1,2,4-Oxadiazol como aglicona conectada ao grupo sacarídeo, tendo em vista que possui múltiplas aplicações, quer seja na química medicinal, na química de novos materiais ou também, na química agrícola. Descreve-se também a síntese e caracterização de diferentes arilamidoximas, precursoras do anel oxadiazólico; do 1,2,4-oxadiazol e do anel 2,3-enopiranosídeo, como reações sequenciadas. Derivando-se da síntese de arilamidoximas, os resultados foram obtidos em bons rendimentos (80-90%) quando comparado com resultados já descritos na literatura. Os seis exemplares do 3,5-Dissubstituído-1,2,4-oxadiazol foram sintetizados através da metodologia de aquecimento sem solvente e sem base, o qual se constitui num método inovador para obtenção dos 1,2,4-oxadiazóis, com rendimento variando entre 40-70%. Depois de sintetizado os 1,2,4-oxadiazóis, foram reagidos com o tri-o-Acetil-D-Glical em presença da Montimorillonita K-10, como catalisador, utilizando o micro-ondas focado sob diferentes condições de reações, com rendimento de 25-50%. As estruturas dos compostos obtidos foram esclarecidas através de técnicas espectroscópicas convencionais: Infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C. Apesar da divergência entre os rendimentos obtidos, esse projeto demonstra a importância da adoção da síntese verde e eco consciente, visando à preservação do meio ambiente e a segurança dos colaboradores para a construção de uma química inclusiva e plural.
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    Síntese, caracterização e atividades biológicas de 1,2,4-oxadiazóis
    (2020-10-22) Silva, André Ricardo França da; Freitas Filho, João Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9252404584350850; http://lattes.cnpq.br/6873023837824366
    Neste trabalho, foi descrito a síntese e caracterização de 1,2,4-oxadiazóis, dentre estes um inédito. A síntese de amidoximas foi realizada através da metodologia em agitação a temperatura ambiente. As amidoximas 48a-g foram obtidas com ótimos rendimentos (89 – 97%) em tempo próximo aos encontrados na literatura. Os 1,2,4-oxadiazóis foram obtidos a partir da metodologia em aquecimento em banho de óleo, sendo os compostos (49a, 49e-g) obtidos a partir do acetoacetato de etila e suas respectivas amidoximas. Devido a pandemia, não foi possível terminar a síntese dos compostos 49b-d e a caracterização do composto 49a. As estruturas dos compostos (49e-g) sintetizados foram elucidadas através de técnicas espectroscópicas convencionais de infravermelho e ressonância magnética nuclear de 1H e 13C. Foi realizada a atividade biológica do composto 49g para os microrganismos: Staphylococcus aureus e Enterococcus faecalis (Gram positivas), Escherichia coli e Klebsiella pneumonial (Gram-negativas) e dois fungos Penicillium e Candida albicans. Apresentando uma capacidade de inibição moderada, inibindo a atividade dos mesmos na maior concentração testada.
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