Navegando por Autor "Ferreira, Dayane Maria da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Educação quilombola: construção e fortalecimento da identidade apoiando-se na relação comunidade/escola(2019-01-31) Ferreira, Dayane Maria da Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561O presente artigo debate a educação quilombola, a partir do caso da Escola Municipal Manoel Izidório, localizada na Comunidade Quilombola Atoleiro, em Caetés-PE. Entende-se que nas escolas quilombolas devem ser inseridas no seu currículo escolar as Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, e, assim como em qualquer escola do Brasil, deve-se trabalhar também a Lei nº 10.639/03 que inclui a obrigatoriedade da temática história e cultura negra da população Afro-Brasileira. Ambos documentos salientam a importância de discutir temas voltados para a valorização dos conhecimentos específicos da identidade negra no País. O trabalho retrata em seu contexto a importância da construção e afirmação da identidade negra dos alunos inseridos no 3º ano do ensino fundamental da referida escola quilombola, a partir das Normas obrigatórias a serem seguidas pelas instituições de ensino. O objetivo é apresentar a realidade da relação comunidade/escola no seu processo de adaptação do currículo escolar e planejamento educacional dentro dos princípios das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica e da Lei nº 10.639/03. Essa pesquisa terá como abordagem metodológica o método do caso alargado, através de um estudo de caso etnográfico em que busque, a partir de uma prática educacional localizada numa única turma de uma única escola quilombola, alargar e refletir os conhecimentos relacionados à educação e cultura quilombola.
