Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, André dos Santos Freitas"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Concepções alternativas de estudantes do EJA: transformação química versus transformação física
    (2019-12-16) Ferreira, André dos Santos Freitas; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/6832004513675390
    Concepções alternativas são ideias que os alunos apresentam sobre determinados fenômenos que não coincidem com os saberes científicos. Uma das causas das concepções alternativas surgirem ou permanecerem, vem da utilização de modelos de ensino que não confrontam ou não levam em conta as concepções prévias dos estudantes. Tais perspectivas de ensino podem ser vistas neste trabalho, onde optamos em descrever os modelos de ensino classificados por Cachapuz, Praia e Jorge (2002), por entendermos que a disposição dos seus modelos serem mais completos. Os modelos de ensino que antecedem o nosso ensino por mudança conceitual são: o ensino tradicional e ensino por descoberta. No modelo tradicional o professor transmiti os conteúdos e os alunos recebem de forma passiva, memorística e mecânica. No modelo por descoberta os professores buscam estratégias práticas para os estudantes descobrirem os conceitos científicos por conta própria. Nossa pesquisa está baseada no modelo por mudança conceitual, no qual elaboramos estratégias para identificar e analisar as concepções alternativas (CA) dos estudantes sobre transformações químicas versus físicas. O alvo da pesquisa foram os alunos de uma escola estadual do Recife, do curso de ensino de jovens e adultos (EJA). Fizemos uso da atividade experimental com materiais simples e de fácil acesso, facilitando a aprendizagem dos alunos. Na aula teórico- prática, foram trabalhados os conceitos de transformações químicas versus físicas. Os discentes tiveram a oportunidade de reconstruírem suas concepções sobre transformação química e transformação física em conformidade com os conceitos científicos. Nos resultados obtidos pode-se notar avanços após comparar as antigas concepções dos estudantes e suas novas adquiridas após a vivencia de atividade experimental e aulas dialogadas.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão