Navegando por Autor "Diniz, Hohana Cibelle Cavalcanti"
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Item Escola do campo: sentidos atribuídos pelos professores do campo do Distrito de Miracica, Garanhuns - PE(2019-02-12) Diniz, Hohana Cibelle Cavalcanti; Barra Nova, Taynah de Brito; http://lattes.cnpq.br/1093805068631305; http://lattes.cnpq.br/0801004781433805A Educação do Campo é uma modalidade da educação brasileira voltada à população campesina e prevista com adequações às peculiaridades da vida no campo e às especificidades de cada região. Legalmente, Diretrizes apontam orientações particulares para aspectos essenciais à organização da ação pedagógica desempenhada nas Escolas do Campo, englobando conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes atendidos; além de incentivar que as instituições criem sua própria organização escolar, como a adequação do Calendário Escolar às fases produtivas da população atendida e às condições climáticas. Este trabalho teve como objetivo analisar como os professores que atuam na Educação do Campo em Garanhuns, no Distrito de Miracica, compreendem a Escola do Campo. O texto apresenta os avanços que a educação ofertada às populações campesinas sofreu a partir da década de 1930, focando na participação ativa dos movimentos sociais no protagonismo das conquistas educacionais do público campesino. A pesquisa foi realizada na cidade de Garanhuns/PE, com 57 professores de Escolas do Campo do Distrito de Miracica. Utilizamos o questionário e a entrevista enquanto instrumentos de coleta, e a Análise de Conteúdo guiou nossa interpretação dos dados. Através do questionário nos aproximamos de características do perfil do corpo docente do Distrito, identificando-os como um grupo formado com Ensino Superior, predominantemente feminino e jovem. As entrevistas nos mostraram que estes professores compreendem que a Escola do Campo tem o papel de fortalecer a identidade local do alunado, carregando em si o potencial de ofertar melhoria de qualidade de vida ao público atendido e, consequentemente, estimular a permanência da população campesina no campo. Para os docentes, a Escola do Campo deveria considerar as características identitárias locais dentro do fazer pedagógico, embora se admita os desafios enfrentados por quem se compromete em tentar fazê-lo, como a existência de uma única Proposta Pedagógica para todas as escolas do município e a ausência de um Calendário Escolar para as Escolas do Campo.
