Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Campelo, Marilia Silva Ribeiro"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação infantil e o ensino do sistema de escrita alfabética: um estudo sobre os livros didáticos
    (2019-11-27) Campelo, Marilia Silva Ribeiro; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
    Os livros didáticos vêm sendo introduzidos na Educação Infantil (EI) em algumas redes municipais sem nenhum tipo de avaliação, com a defesa de que possibilitam maior clareza em relação ao conteúdo a ser ensinado; ajudam os professores com baixa qualidade na sua formação; permitem o acesso dos pais ao que está sendo ensinado aos seus filhos na escola. Diante do exposto, traçamos como objetivo geral para a pesquisa, analisar os livros didáticos voltados ao último da educação infantil e as suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. Visamos estabelecer relação entre a proposta adotada nas atividades que a obra apresentava e o eixo de linguagem escrita exigidos nos documentos oficiais. A pesquisa está caracterizada como sendo de natureza qualitativa (MINAYO, 2009). Realizamos análise documental da Coleção destinada ao último ano da EI, “Descobrir e Aprender”. Para análise dos dados nos baseamos na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). O livro didático (LD) apresenta diferentes propostas para aquisição do SEA, priorizando textos que exploram o extrato sonoro da língua. Entretanto, com poucas propostas envolvendo o trabalho de análise fonológica. A obra traz sugestões voltadas ao professor, com alternativas e abordagens para o planejamento da aula. O LD sugere algumas propostas envolvendo brincadeiras, adivinhações e jogos, mas essas atividades não acontecem de forma sistemática. Dessa forma, percebemos que as atividades propostas criaram poucas possibilidades para as crianças aprenderem sobre a língua de forma prazerosa e reflexiva (cf. BRANDÃO e LEAL, 2010). Defendemos que a PNLD deve realizar uma avaliação dos recursos didáticos voltados para Educação Infantil que são adotados nas escolas públicas do nosso País. Consideramos importante o desenvolvimento de pesquisas que fomentem a reflexão, e se de fato, o livro didático deveria circular nas turmas da educação infantil.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão