Navegando por Autor "Bratcher, Maria Aparecida de Barros Correia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A robótica e o desenvolvimento da inteligência emocional na escola: um estudo de caso na construção de um projeto realizado no 3º ano do ensino fundamental(2019) Bratcher, Maria Aparecida de Barros Correia; Oliveira, Robson Santos de; http://lattes.cnpq.br/4215662836134397; http://lattes.cnpq.br/5015384756516075O presente trabalho visa pesquisar, comparar e discutir a utilização do ensino da Robótica Educacional, buscando avaliar a percepção, o aprendizado e o desenvolvimento da Inteligência Emocional nos aspectos da Empatia e Aptidão Social. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como a Robótica Educacional estimula o desenvolvimento de competências da Inteligência Emocional (Habilidades de Aptidão Social e de Empatia) nos alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental na construção de um projeto realizado em sala de aula. Tomou-se por base, principalmente, os estudos de Seymour Papert sobre a Robótica Educacional e Daniel Goleman sobre a Inteligência Emocional. A pesquisa de campo, de caráter qualitativa, foi realizada em uma turma do 3° ano Ensino Fundamental do Colégio Presbiteriano XV de Novembro em Garanhuns-PE, observando-se a proposta pedagógica da Robótica Educacional (LEGO Education - WEDO 2.0 da Viamaker). A observação se deu a partir das atividades propostas no caderno de projetos que explora o Desafio Protótipo do Jacaré, uma aula de caráter interdisciplinar com conteúdos do currículo escolar com foco em ciências. Como resultados obtidos demonstrou-se que as habilidades da Inteligência Emocional foram apresentadas nas etapas da metodologia da Robótica Educacional. Assim, evidenciou-se o estímulo tanto cognitivo quanto emocional pelos quais favorecem as relações interpessoais e à socialização dos educandos, fazendo-se importantes na formação deles ao longo da vida.
