Navegando por Autor "Bastos, Thúlio Albuquerque"
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Item Formação dos professores de educação física da UFRPE: uma análise do perfil do formando para atuação com pessoas com deficiência(2018) Bastos, Thúlio Albuquerque; Tavares, Nayana Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/0916330104621989A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar norteou esta produção. Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar o perfil do formando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco para a atuação educacional na perspectiva da inclusão e como objetivos específicos: a)compreender o histórico, conceitos e aspectos gerais das Pessoas com Deficiência; b)relacionar conceitos e aspectos sobre a Pessoa com Deficiência com a Educação Inclusiva e Educação Física Inclusiva; c)investigar se a temática inclusiva durante a trajetória acadêmica cumpre o que demanda o Projeto Político Pedagógico do Curso; d) Verificar a necessidade dos formandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco, de uma maior aproximação durante a graduação da temática Inclusão. A pesquisa tomou por referência a Declaração de Salamanca (1994), Stainback e Stainback (1999), Freire (2008), Brasil (2010), Jesus e Effgen (2012), Brasil (2015), entre outros autores e documentos, para tratar das questões ligadas às pessoas com deficiência e as deficiências, Machado e Nazari (2012), Diehl (2006), Sassaki (2003), Monte e Santos (2005), Amiralian (2000), entre outros, e questões ligadas à educação, Garcia (1977), Martins (2005), Saviani (1991), Fonseca (2003), Chicon (2008) entre outros. Baseado na pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, aplicaram-se questionários online, através do Google Docs, à 39 alunos considerados formandos do curso. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários para a efetivação da proposta inclusiva na formação dos futuros docentes. A principal dificuldade indicada para a realização da inclusão na sua futura docência referiu-se à dificuldade de relacionar conhecimentos teórico-práticos à atitudes docentes face à Educação Inclusiva. Como sugestões se destacaram: necessidade da presença da temática Inclusão em disciplinas desde o início do curso e através de disciplinas optativas que tratem da temática, experiência junto a alunos com deficiência durante o curso, meios apropriados de adquirir conhecimentos teórico-práticos e de que maneira podem ser articulados à atitudes adequadas na docência. Conclui-se que é importante ampliar e aperfeiçoar a perspectiva da Inclusão no curso, para que os alunos que nele são formados estejam aptos e habilitados para atuação educacional na perspectiva da inclusão.
