Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barros, Andreza Kamylla Pena"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Diálogos sobre yoga e Educação Física escolar: o que dizem as publicações acadêmicas dos últimos 10 anos
    (2022-05-25) Barros, Andreza Kamylla Pena; Lira, Maria Helena Câmara; http://lattes.cnpq.br/1315487815493191; http://lattes.cnpq.br/6180706921701558
    O avanço da Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares (PNPIC) integrada ao Serviço Único de Saúde (SUS) possibilitou a implementação das Práticas Corporais Alternativas (PCas) no campo da saúde coletiva, dessa forma, abriu-se espaço para a prática de Yoga tanto em instituições como o SUS, quanto em Centros Integrados de saúde (CIS) e Centro Comunitário da Paz (Compaz). É por meio desta transformação que muitas escolas vêm aderindo a estas práticas em seus currículos. O Yoga tem por objetivo o desenvolvimento integral da personalidade humana, por meio de exercícios de liberação apoiados em uma filosofia singular, capaz de desenvolver aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Prática complementar que vem contribuindo significativamente na gestão das emoções, o Yoga pode ser a chave para contribuir de forma eficiente na educação de crianças, jovens e adultos dentro da escola. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo mapear estudos que ligam a prática do Yoga dentro das aulas de Educação Física escolar, entre 2012 e 2022, realizando uma revisão bibliográfica e análise documental a procura dos conceitos de Yoga, identificando e analisando as aproximações e distanciamentos epistemológicos presentes nestas publicações, assim como, estudando os argumentos utilizados para defender esta prática dentro da Educação Física escolar. Identificamos que, após a aplicação de critérios de seleção, os artigos estudados apresentam o Yoga como uma prática de relaxamento que promove o bem estar físico e mental, contudo, percorrendo caminhos argumentativos que ainda carecem de concepções pedagógicas e filosóficas de suma importância para a escola e para a própria prática do Yoga.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão