Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbuio, Eduardo"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa
    (2018-07-13T03:00:00Z) Berto, Felipe de Luna; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/5506333233424805
    Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entre páginas e telas : relato de práticas de ensino-aprendizagem do gênero romance em conexão com as tecnologias digitais nos anos finais do ensino fundamental
    (2023-11-29T03:00:00Z) Silva, Wellington Cesar Ribeiro da; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6286753144665795
    O processo de formação de leitores, na atualidade, é permeado de desafios que encontram suas raízes na maneira a qual a Literatura é ensinada nas escolas e no como esse ensino reflete no desinteresse dos discentes pelo texto literário. Sendo necessário, então, o uso de estratégias didáticas que resgatem esses educandos para o processo leitor. O presente escrito configura-se como relato de experiência docente, em consonância com as práticas do Estágio Supervisionado Obrigatório em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE - UAEADTec. O foco aqui dá-se em uma pesquisa com movimentos cíclicos de reflexões, avaliação diagnóstica, pesquisas e ações acerca de como as tecnologias digitais se fazem presente nas escolas e a maneira como elas podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Por meio do advento das tecnologias, como smartphones e computadores, as instituições educacionais se vêem na possibilidade de adaptação das suas metodologias de ensino ao mundo virtual, visando encontrar e trazer para sala de aula ferramentas mediadoras que aperfeiçoam o trabalho docente com os alunos, estabelecendo assim uma relação dialógica e harmônica entre conhecimento e tecnologia. Dessa forma, os gêneros textuais, tal qual o romance, podem ser trabalhados nessa perspectiva. Quanto ao aporte teórico, recorremos a BARDIN (1997); BAKHTIN (2002); COSSON (2021); SANTOS (2017); FERREIRA (2021); CHAGAS (2010); OLIVEIRA e MOURA (2012); CANDIDO (1989); dentre outros. Este relato traz luz a um projeto em uma turma de 9° Ano do Ensino Fundamental com metodologia qualitativa, que utilizou das ferramentas digitais como objeto facilitador no processo de letramento e ensino-aprendizagem, aportando os aparelhos celulares, as redes sociais e a gamificação como forma de apresentar os conceitos do gênero e trabalhar a leitura da obra "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. Objetivando, a priori, a fomentação do letramento literário dos educandos e uma análise sobre o como o mundo digital pode influenciar positivamente no ensino e no aprendizado do gênero textual supracitado. Os procedimentos metodológicos também emergiram a partir de um Plano de Ação Pedagógica (PAPE), com base no modelo de sequência didática de COSSON (2012) e aplicação de formulários em sala, tendo vista levantar dados dos discentes e professores acerca do impacto desse uso no processo educativo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gêneros textuais no contexto sócio-escolar : a prática docente de língua portuguesa de uma forma dinâmica e interativa
    (2023-07-14T03:00:00Z) Melo, Geraldo da Silva; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143
    O presente artigo configura-se como relato de experiência e tem como tema: GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO SÓCIO-ESCOLAR: A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA FORMA DINÂMICA E INTERATIVA. O trabalho tomará como base de sua construção os estudos de BAKHTIN, M (2011), BAZERMAN, C (2007), MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (2005), MORAIS, Regis de (2003), DIONISIO, Angela; BEZERRA, Maria Auxiliadora; MACHADO, Anna (2002); na Base Nacional Curricular Comum e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Objetivos específicos da pesquisa a partir dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio de Pernambuco: Observar as normas de funcionamento que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral; registrar informações a partir da escuta de textos orais; planejar previamente o gênero oral considerando a situação discursiva; escolher a variedade linguística; promover a articulação entre as partes do texto; adequar expressões corporais/faciais e analisar o efeito de sentido de elementos típicos da modalidade. Na metodologia, o trabalho em sala de aula iniciou com uma introdução sobre o objetivo da referida mesa redonda, e com uma explanação a respeito dos temas que serão discutidos, debatidos e refletidos durante a realização. Assim, obtermos resultados sobre como os gêneros textuais contribuem para que a prática docente se torne mais eficaz e atrativa, como também que possibilite a formação de um cidadão crítico-reflexivo.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leitura instrumental em língua inglesa: estratégias para acelerar sua compreensão
    (Conexões Publicações, 2025) Levay, Paula; Barbuio, Eduardo; Monteiro, Fabiana
    Em um mundo onde a Língua Inglesa se consolidou como a língua franca do conhecimento e da conexão global, dominar a leitura de textos nesse idioma não é mais um diferencial, e sim uma competência fundamental. Você já se sentiu sobrecarregado pela quantidade de informações em Língua Inglesa ou frustrado por não conseguir extrair o essencial de um artigo científico ou de um documento profissional? Este livro foi criado para lhe ajudar a melhorar essa realidade. “Leitura Instrumental em Língua Língua Inglesa: Estratégias para Acelerar Sua Compreensão” é o seu mapa para navegar com confiança e eficácia no vasto oceano de conteúdo em Língua Inglesa. Ao longo de seis capítulos, serão apresentadas as ferramentas e estratégias necessárias para otimizar sua leitura, economizar tempo e acessar o conhecimento que o mundo oferece.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão