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Navegando por Autor "Barbosa, Ana Clara dos Santos"

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    Do concreto ao melódico: a reverberação da poesia concreta na canção “De palavra em palavra” (1973) de Caetano Veloso
    (2021) Barbosa, Ana Clara dos Santos; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/0299537301539097
    Desde o momento em que a poesia concreta surge, na década de 1950, encabeçada por Décio Pignatari e pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos, esta, enquanto ideia e execução, mostra-se influente e presente em diversos setores – artísticos ou não – da sociedade brasileira. Pensando nisso, este trabalho busca analisar a maneira como o método de composição poética desenvolvido pelos expoentes do Movimento Concretista influenciou a produção musical de Caetano Veloso durante o período do Tropicalismo, especificamente no que diz respeito à canção “De Palavra em Palavra”, presente no LP “Araçá Azul” (1973). Como ponto de partida para esta pesquisa, foi observada a aproximação tanto do momento histórico como das pretensões artísticas existente entre os poetas paulistas e o grupo baiano, que fez com que os trabalhos desenvolvidos pelos concretistas se tornassem referência obrigatória para a análise da produção artística dos tropicalistas. A fundamentação teórica se apoia, no que se refere à literatura e poesia concreta, em Campos, Campos e Pignatari (2006), Campos (1974) e Paz (1972), ao período do Tropicalismo, em Favaretto (1996) e Perrone (1990) e à semiótica, em Santaella (1996). Dessa forma, além da aproximação existente entre ambos os grupos artísticos, foi analisada, através de uma perspectiva que envolve um pouco da análise semiótica e dentro de uma metodologia de pesquisa puramente bibliográfica, como definido por Tozoni-Reis (2010), a presença da teoria da poesia concreta na canção tropicalista.
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