Navegando por Autor "Arruda, Silvanda Galvão de"
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Item Art Acess - construção de espaço virtual colaborativo na promoção da inclusão, acessibilidade à arte e educação, em espaços formais e informais(2021-08-20) Arruda, Silvanda Galvão de; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799Esta pesquisa tem como objetivo principal construir um recurso metodológico (site) acessível a alunos, professores e interessados na relação da Educação Inclusiva e da Arte. O marco teórico contempla uma análise que perpassa por conceitualização sobre pessoa com deficiência, educação inclusiva e sua relação com a educação especial, além da Inclusão nas artes e a sociedade inclusiva que desejamos, sem preconceitos e lutando contra o capacitismo. O percurso metodológico escolhido foi o de Relato de Experiência, descrevendo as etapas da vivência de construir um site, que venha colaborar principalmente com os atores do sistema educacional e interessados pela temática. Sua construção tem origem no Google Site e se propõe ser um espaço aberto, onde todos os visitantes sintam-se estimulados a colaborar com propostas e sugestões de matérias pertinentes, a serem exploradas e debatidas, como: modelos metodológicos, instrumentos e ferramentas que possibilitem a sociedade a terem acesso a Arte e Educação mesmo diante de suas limitações.Item Concepção da Cartilha - guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais(2023-10-20) Santos, Amanda Fabricia Sobral; Arruda, Silvanda Galvão de; Domingos, Ingrid Borba de Souza Pinto; http://lattes.cnpq.br/5227524047321329; http://lattes.cnpq.br/2162587372611292; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799Este projeto artístico tem como objetivo conceber uma cartilha-guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais, contemplando as legislações inerentes, normas técnicas, tecnologias assistivas e procedimentos, a partir da compilação das mesmas, utilizando ferramentas do design gráfico para formular o layout do produto final (virtual) e promover o acesso por meio de tecnologias assistiva. O referencial teórico contemplou discussões acerca dos conceitos de Design Universal, como uma ferramenta que elabora práticas e estratégias focando na acessibilidade, tanto em termos físicos quanto em termos de serviços, na busca do caminho do aprendizado contínuo sem barreiras. Neste processo construtivo do produto artístico utilizou-se a A/r/tografia como metodologia de pesquisa, unindo harmonicamente a vivência e a pesquisa artística. Certas que o debate acerca da acessibilidade não se encerra, concluímos que a participação de todos na evolução do conceito de inclusão e diversidade perpassa por um amadurecimento social, na desconstrução do capacitismo, no empoderamento das PcD como sujeitos capazes de aprender e de tornar-se aptos a conduzir-se de forma autônoma, flexível e participativa suas vidas.
