Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "André, Woldney Damião Silva"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos Bioquímicos
    (2019) André, Woldney Damião Silva; Couto, Janaína de Albuquerque; Sá, Risonilta Germano Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6164731091247331; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537
    O processo de ensino-aprendizagem da Bioquímica apresenta algumas dificuldades, dentre ela podemos destacar as atribuídas à necessidade de um olhar sistêmico acerca de suas temáticas, as quais permeiam entre um macro e microuniverso. Numa tentativa de investigarmos uma estratégia facilitadora para a construção de conceitos bioquímicos, buscamos elaborar, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD), com base nos pressupostos teóricos estabelecidos pelo Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuPPE), trazendo aspectos da alimentação como contexto problematizador. Na presente pesquisa, a SD construída, foi aplicada em uma turma do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio vinculado ao Colégio Agrícola Dom Augustinho Ikas (CODAI/UFRPE), no âmbito de uma intervenção escolar atrelada a um projeto de extensão institucional. A SD pesquisada teve como objetivo orientar as ações previstas na construção de conceitos envolvendo o metabolismo energético, conteúdo previsto no Ensino Médio, trabalhando-se a composição dos alimentos dentro de um universo químico e biológico, estando esses articulados ao conceito de saúde e sociedade. A partir das análises de questionários aplicados antes e depois da intervenção, como também das atividades produzidas durante a SD, foi possível validar a SD proposta, tendo em vista as reelaborações conceituais realizadas pelos estudantes e as articulações envolvendo os micro e macro nutrientes, o processo de alimentação e os fatores que interferem na construção de um hábito de alimentação saudável. Nesse sentido, os pressupostos teórico metodológicos do MoMuP-PE orientaram a construção das ações presentes na SD desenvolvida, de forma que, a partir dessas orientações presentes nas ações propostas, permitiram aos estudantes vivenciarem, ainda numa perspectiva inicial de estudo, atividades de desconstruções e reconstruções (mentais e materializadas), conduzindo-os no processo de elaboração conceitual numa perspectiva paradigmática e articulada, permeando neste processo, as travessias temáticas, observadas ao longo das atividades.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão