Navegando por Autor "Alves, Ângelo Giuseppe Chaves"
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Item Conhecimentos e emoções em relação às abelhas e outros animais por estudantes de escolas públicas da Zona da Mata Norte, Pernambuco, Brasil(2021-03-05) Santos, Rayane Karoline Silva dos; Alves, Ângelo Giuseppe Chaves; http://lattes.cnpq.br/9733905079544308; http://lattes.cnpq.br/9755859774741987Os seres humanos possuem “uma tendência emocional inata de se afiliarem a outros seres vivos”, esta afiliação teria evoluído durante a evolução biocultural este processo permitiu um sucesso evolutivo aos seres humanos. O “amor” pela natureza é um importante fator que leva os seres humanos a conservarem a natureza em contrapartida aos afetos positivos (biofilia), se tem a biofobia, na qual consiste na predisposição dos seres humanos a expressarem afetos negativos como o medo, a aversão entre outros sentimentos, esses sentimentos negativos muitas vezes são destinados aos insetos. A atividade da criação de abelhas sem ferrão é uma atividade que promove a conservação destes insetos, assim como estimula atitudes biofílicas a respeito destes animais. A escola constitui um ambiente amplo para discussões e abordagens de temas relacionados à conservação da natureza. Dessa forma, acredita-se que estudantes que apresentem parentesco com meliponicultores apresentaram em seus discursos e nas suas atividades escolares conhecimentos sobre as abelhas sem ferrão e outros componentes da biodiversidade. Sendo assim, objetivou-se com este estudo, investigar o conhecimento e atitudes referentes à diversidade animal junto a estudantes em uma escola pública, numa localidade rural onde vivem diversos agricultores que criam abelhas nativas. A pesquisa foi realizada nos municípios de Timbaúba e Macaparana com estudantes que residiam na localidade do Sítio Xixá, onde residiam diversos meliponicultores. Foi aplicada uma lista livre com cinco perguntas (“Quais os animais que tem na mata de Xixá?”, “Quais os animais que a sua família cria?”, “Quais os animais de que você mais gosta?”, “Quais os animais de que você menos gosta? e “Escreva sobre a abelha Uruçu:”), as quatro primeiras perguntas foram analisadas através do Anthropac gerando índices de saliência e o último questionamento foi analisado através de estatística descritiva. Os resultados obtidos para o primeiro questionamento à categoria “cobra” mais se destacaram. Para o segundo questionamento a categoria animal “cachorro” mais se destacou. Para o terceiro questionamento as categorias animais “gato” e “cachorro” mais se destacaram. Para o quarto questionamento a categoria “cobra” mais se destacou novamente. Para o quinto os estudantes demonstraram diversos conhecimentos sobre as abelhas uruçu. Dessa forma, é possível inferir que os estudantes apresentam diversos conhecimentos sobre as abelhas uruçu e a fauna local, apresentam uma relação mais biofóbica que biofílica com as abelhas.Item Mandalando memórias camponesas: buscando caminhos d'água e da saúde integral a partir de práticas participativas agroecológicas no Sertão de Crateús - Ceará(2024-03-05) Meneses, Ana Sabrina Araújo; Alves, Ângelo Giuseppe Chaves; http://lattes.cnpq.br/9733905079544308Este trabalho tem como objetivo apresentar minha trajetória acadêmica e como ela foi construída a partir da alternância entre a universidade e o território onde vivo. Resgatei as memórias camponesas em forma de mandala do tempo, entendendo que foi um processo circular e não linear, apresentando momentos marcantes da minha vida. Analisando este período com os caminhos das águas vivenciados pela minha família no sertão, trago as relações na construção da Agroecologia a partir do pertencimento com a Terra, a vida em comunidade, ao enfrentamento aos projetos do modelo mineral, aos cuidados com a saúde a partir de práticas integrativas, das plantas medicinais e o resgate do autoconhecimento feminino como ferramenta de cura para ação no mundo, resultando em redesenhos sustentáveis dos etnoagroecossistemas e no modo de vida camponês/a. Usei como metodologias: releitura dos relatórios, dos mapas, desenhos, textos utilizados e selecionei as temáticas que mais me chamaram a atenção para conduzir minha escrita. Diante das reflexões e aprendizados, concluo e afirmo a minha importante missão como educadora em Agroecologia na colaboração do empoderamento dos povos do campo, a partir de metodologias criativas e participativas.
