Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Albuquerque, Carolina Cavalcanti de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios da integração de tecnologias no ensino de literatura: caminhos para uma educação inovadora
    (2025-04-28) Albuquerque, Carolina Cavalcanti de; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2785694452258713
    Este trabalho aborda a importância da inclusão das tecnologias digitais e dos recursos multimídia no ensino de Literatura, com o objetivo de enriquecer a aprendizagem e motivar os estudantes. A análise discute a crise no ensino, especialmente no que se refere às dificuldades de leitura e interpretação, bem como o impacto da revolução digital na ampliação das possibilidades educacionais. Ressalta-se o papel da literatura na formação de leitores competentes e a necessidade de reconfigurar as práticas pedagógicas para incorporar recursos tecnológicos de maneira eficaz. A utilização de ferramentas interativas e colaborativas, como plataformas digitais, aplicativos e mídias sociais, é destacada como um meio de oferecer novas formas de interação com o conteúdo literário, promovendo uma aprendizagem dinâmica e imersiva. Além disso, enfatiza-se que a integração dessas tecnologias deve ser orientada por objetivos pedagógicos claros, garantindo que atuem como ferramentas complementares no desenvolvimento da competência interpretativa dos alunos. Conclui-se que as tecnologias e as mídias digitais não apenas transformam as metodologias de ensino, mas também contribuem para a formação de alunos mais críticos, participativos e aptos a atuar de maneira reflexiva na sociedade contemporânea. O estudo fundamenta-se em autores que abordam a integração das tecnologias ao processo educativo, como Kenski (1988, 2008, 2012), Gomes (2010, 2013), Colomer (2010), Souza (2018), Valente (2018), Moran (2000, 2015) e Silva (2024), entre outros.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão