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Navegando por Orientadores "Vieira, Ana Luiza Barbosa"

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    A aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física no ensino fundamental
    (2024-03-08) Cavalcante, Ana Vitória Silva; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0758329808695578
    Esta pesquisa baseou-se no seguinte problema: “Qual a relação entre as políticas de educação determinadas nas Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental?”. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi averiguar a relação entre as políticas de educação determinadas através das Leis nº 10.649/03 e nº 11.645/08 e a atuação dos professores de Educação Física no ensino fundamental. Como objetivos secundários, analisar o que afirmam os documentos e autores que versam sobre a implementação da Educação das relações étnico-raciais na educação física e verificar a atuação dos professores de Educação Física em relação às questões étnico-raciais que vêm sendo problematizadas nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental, a partir da bibliografia analisada. A metodologia deste trabalho trata de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva, de caráter bibliográfico, especificamente uma revisão integrativa, que tem as seguintes etapas, como da identificação do tema e a hipótese; o estabelecimento dos critérios para incluir e excluir estudos ou amostragens; a definição das informações extraídas por estudos selecionados; a avaliação dos estudos, interpretação, e por último a apresentação da revisão do conhecimento. Conclui-se que essa temática é indispensável em qualquer curso de formação profissional para educadores, em todas as instâncias, não apenas na
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    Conhecimentos sobre gestão em cursos de Licenciatura em Educação Física
    (2022-10-07) Melo, Ada Maria da Costa; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/8194255230039120
    O objetivo desse estudo consiste em analisar a composição das matrizes curriculares das Instituições Públicas do Ensino Superior do Estado de Pernambuco, verificando quais disciplinas, competências e conteúdos relacionados à temática da Gestão são tratados durante a formação acadêmica dos licenciandos em Educação Física. Há também o intuito de ressaltar a importância desse conhecimento para os graduandos, e assim, a pesquisa parte do contexto histórico, desde os tempos em que a administração ainda não havia se tornado ciência, até a contemporaneidade, possibilitando a análise dos currículos dos cursos, buscando responder questões relacionadas à Gestão nas licenciaturas em Educação Física, a saber: Qual a necessidade da Organização e Gestão da Educação Física para a formação acadêmica? Quais motivos para estudar conteúdos aparentemente de outra área de conhecimento? Por que o licenciando em Educação Física deve se preocupar com a gestão, seja ela de ambientes, negócios ou pessoas, se não será uma empresa o seu local de trabalho? Para que promover eventos se a formação do estudante será (está) direcionada à regência de aulas de Educação Física? Uma vez que a gestão é importante para a formação acadêmica do licenciado em Educação Física, será que tal conteúdo também é oferecido em outros cursos de instituições de ensino superior da rede pública? Dessa forma, o estudo foi realizado através de uma pesquisa documental, onde analisamos os documentos primários das 05 IES públicas do estado de PE, tais quais: os Projetos Pedagógicos do Curso, Grades Curriculares e Planos de Ensino atualizados, verificando como estão sendo ofertadas as disciplinas relacionadas ao conteúdo da Gestão da Educação Física. Os resultados trazem a análise da oferta dos conteúdos diretamente relacionados à gestão que estão sendo oferecidos pelas instituições e à forma com que esses conhecimentos estão atribuídos ao que se espera dos estudantes de cada curso, onde verificamos que as referidas disciplinas estão divididas em ‘organização e eventos’, ‘princípios administrativos’ e ‘gestão educacional’, porém, todas oferecem conteúdos diretamente relacionados à gestão, sendo estas satisfatórias ou não para os objetivos traçados nos projetos pedagógicos do curso.
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    Métodos de ensino do voleibol no âmbito escolar
    (2019-07-22) Nascimento, Maíra Gabriela Santana do; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/4270080580896380
    Este trabalho buscou evidenciar o método de ensino do voleibol utilizado na prática pedagógica de professores e treinadores, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino da referida modalidade. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com a aplicação de um questionário semiestruturado com dezesseis professores e treinadores, de escolas públicas e privadas da cidade do Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os métodos de ensino utilizados no processo de ensino do voleibol, a ordenação dos gestos técnicos utilizados e as dificuldades e possibilidades para o ensino do voleibol. Os resultados nos mostram que os participantes conhecem os diversos métodos de ensino, e em grande maioria, utilizam o método de ensino do minivoleibol, buscando proporcionar a ampliação dos conhecimentos dos alunos, com atividades favoráveis ao desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Conclui-se que o estudo contribuiu para ampliação dos conhecimentos acerca da utilização do método de ensino do voleibol, em aulas de educação física e em escolinhas de iniciação, enriquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a produção do conhecimento no campo da Educação Física.
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    O futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2023-05-05) Silva, Jonhns Alexandre Alves da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/3428908838084021
    O esporte é um dos fenômenos socioculturais mais importantes da humanidade, manifestado de distintas formas e contextos, dentre esses, o âmbito escolar. O futsal é uma das modalidades mais praticadas na escola, e considerando sua relevância na formação das crianças e jovens, o problema que norteou o presente estudo foi: qual o conhecimento relativo ao futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar é apresentado através das produções científicas? O objetivo geral foi analisar o futsal, enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar através das produções científicas. Quanto aos objetivos específicos: verificar a importância do futsal enquanto conteúdo de ensino das aulas de educação física escolar através da literatura específica; e analisar o conteúdo de ensino relativo ao Futsal em aulas de educação física escolar em documentos adotados pelos órgãos gestores das escolas públicas em Pernambuco. A presente pesquisa foi de natureza exploratória, e quanto aos procedimentos de coleta, bibliográfica. Entre os resultados, foram verificados estudos que afirmam haver no interior da escola, professores de Educação Física que embora sejam conhecedores das ações pedagógicas mais adequadas, acatam e utilizam o futsal com ênfase em conteúdos técnico-táticos, relacionando-o a conquistas competitivas, promovendo exclusão e desigualdade em relação ao oferecimento de oportunidades para os alunos no contexto escolar. Em contrapartida, há autores que apresentam estudos nos quais os professores defendem a utilização do conteúdo futsal no cenário escolar, objetivando a formação integral e a socialização dos alunos, dando-lhes oportunidades de protagonismo ao longo das aulas de Educação Física, qualificando, assim, o processo ensino aprendizagem. Conclui-se com o presente estudo, que o futsal enquanto conteúdo de ensino da educação física escolar ainda possui características do esporte-perfomance, porém, de acordo com nossos dados, existe uma crescente corrente de profissionais que atuam neste contexto, e que se empenham para que o fenômeno possua a sua verdadeira identidade no cenário escolar, mostrando a importância para o desenvolvimento dos estudantes a partir da vivência do futsal enquanto conteúdo de ensino da Educação Física Escolar.
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    O lugar da Educação Física na hierarquia entre os saberes escolares
    (2022-10-07) Silva, Carlos Leandro Gouveia da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/1233599218050806
    A partir de inquietações relacionadas às razões que levam a Educação Física a ser um componente curricular (des)prestigiado dentro da escola, e levando em consideração a existência de uma hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental de escolas públicas e privadas brasileiras, lançamos a pergunta: onde se encontra a Educação Física, enquanto componente curricular? O objetivo geral foi analisar as pesquisas já publicadas que tratam da hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas brasileiras, examinando e refletindo neste cenário, onde se encontra a Educação Física enquanto componente curricular. Adotamos a revisão de literatura, do tipo exploratória e a abordagem qualitativa. Foram realizadas buscas por periódicos da área da Educação Física, publicados entre os anos de 2010 a 2020, que atendessem aos critérios de inclusão: serem originalmente escritos em língua portuguesa, estarem disponíveis em versões digitais, de forma integral e gratuita, relativos à escolas Brasileiras, e classificados através das categorias de qualis A1 a B3. Utilizamos inicialmente a base de dados Scientific Electronic Library Online, contudo como as fontes não foram encontradas, utilizamos a base de dados da Literatura Latino-americana do Caribe em Ciências da Saúde. Enquanto resultados, encontramos 60 artigos, e destes, 10 foram selecionados para análise. Todavia, apenas seis tratavam explicitamente sobre a desvalorização e hierarquização das disciplinas. A partir das reflexões que efetivamos através da presente pesquisa, buscamos encontrar alternativas que contribuam no sentido de percebermos melhor, a hierarquização entre as disciplinas, permitindo que possamos realizar intervenções que minimizem o referido problema, uma vez que as matérias do currículo escolar devem e podem dispor de características distintas, todavia, precisam ser reconhecidas e melhor compreendidas por seus valores, importâncias e significados. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade pode ser um instrumento para reduzir tais dificuldades, e que a Educação Física precisa se legitimar como componente curricular, sendo esse, possivelmente o primeiro e grande passo para resolver os problemas.
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    Projeto social: uma perspectiva inclusiva acerca das possibilidades e desafios da prática pedagógica no ensino do voleibol
    (2018) Silva, Lucas Correia da; Vieira, Ana Luiza Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2045282789284599; http://lattes.cnpq.br/0442503882118808
    Este trabalho buscou evidenciar a prática pedagógica em projetos sociais, compreendendo os desafios e as possibilidades no ensino do voleibol. A pesquisa foi realizada a partir do método qualitativo com aplicação de um questionário semiestruturado com quatro professores de projetos sociais distintos, que ficam localizados nos municípios de Olinda e Recife. O questionário objetivou inquirir acerca dos seguintes aspectos: os desafios e possibilidades no ensino esportivo em projetos sociais. Os resultados nos mostram que o projeto social tem a finalidade de não apenas retirar os meninos da rua, mas proporcionar práticas educativas que contemplem a inclusão nas aulas, autonomia do aluno, a formação de sujeitos críticos e a solução de problemas a partir do jogo, transferindo os aprendizados para a vida. Além disso, a pesquisa contribuiu para uma maior compreensão acerca da importância do projeto social esportivo para a vida dos alunos e consequentemente para a sociedade, bem como poderá referenciar novas reflexões sobre a temática.
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