Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Viana Júnior, Oseas Bezerra"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A construção da identidade do nordestino nas canções de Dominguinhos: uma amostragem
    (2019) Cavalcante, Michael Fledson Lourenço; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/6686821094849698
    Este é um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica que Garanhuns. Pretende estudar a vida e a obra de Dominguinhos, investigando em que pontos suas canções podem representar a identidade do nordestino. Para tanto, é preciso ter de fazer saber a origem do Nordeste e as práticas que as constituiriam. A perspectiva de identidade adota de a de Stuart Hall (2005), e suas considerações auxiliam na análise das suas canções. Constam, neste trabalho, a discografia completa de Dominguinhos catalogada em anexo, cada música com a especificação de seus compositores. Esta pesquisa soma a fortuna teórica sobre os estudos sociais e culturais que estudam identidade cultural realizados com a linguística aplicada em pesquisa documental interpretativista.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Habilidades de ensino de língua inglesa: observação de turmas iniciantes de língua inglesa do programa de línguas e informática da Universidade de Pernambuco, na cidade de Garanhuns
    (2019-07-18) Silva, Laécio Eugênio da; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/4028544761883020
    Este trabalho observa e analisa o trabalho do docente de língua inglesa com as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta. A pesquisa consiste em refletir de que maneira o docente trabalha as quatro habilidades nas aulas de Língua Inglesa. Como principal aporte teórico apontamos Oliveira (2007) que discorre em sua dissertação os princípios que norteiam cada uma das habilidades e Kumaravadivelu (1994), Brown (1994) e Hinkel (2010) que discutem a importância de o ensino das habilidades acontecer de forma integrada no mundo globalizado. A nossa metodologia é de caráter qualitativo-interpretativista de base etnográfica (MOITA LOPES,1994). E nosso corpus foi constituído por diário de campo, Livro didático, questionário e entrevista com dois professores de inglês do nível 1 (iniciante) do Programa de Línguas e Informática (PROLINFO) da Universidade de Pernambuco, no Campus Garanhuns. A coleta de dados foi realizada através de observações semanais, além da realização da entrevista e do questionário respondido pelos docentes. Os resultados mostraram que o material didático permitia a integração das habilidades. E, a partir deles, concluímos que a habilidade mais mobilizada durante as aulas foi a auditiva, principalmente por meio do Teacher Talk Time. Ainda, partindo de um princípio de abordagem comunicativa, mas fazendo uso na maior parte do tempo da estrutural, os professores conseguiram integrar as habilidades durante as aulas e em ambas as turmas houve a aprovação de 100% dos alunos.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão