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Navegando por Orientadores "Silva, Valdirene Moura da"

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    A avaliação na educação infantil: diálogos entre a prática e as orientações curriculares oficiais
    (2019) Araújo, Alane Bezerra de; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/4655030711606668
    Este estudo buscou apresentar um pouco sobre a prática docente da Avaliação na Educação Infantil, a partir do qual realizamos um diálogo entre a prática e as orientações curriculares oficias para avaliar na referida etapa, neste estudo buscamos como objetivo geral: analisar as estratégias avaliativas presentes na prática docente da Educação Infantil, e para compor esta pesquisa elencamos os seguintes objetivos específicos: Identificar o percurso da avaliação na Educação Infantil; assim como, verificar as contribuições da avaliação para os processos de ensino e aprendizagem e por fim, pontuar as ações avaliativas presentes na prática docente na Educação Infantil. Nossa pesquisa se enquadra no tipo etnográfica com abordagem qualitativa, pois buscamos nos inserir no campo e compreender o comportamento de determinados sujeitos. A pesquisa possibilitou o enriquecimento de conhecer na prática como de fato acontece a Avaliação na Educação Infantil, e, principalmente da necessidade de um olhar diferenciado durante essa etapa de ensino, considerando que a avaliação possibilita reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem.
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    A organização da sala de aula na educação infantil: o despertar da autonomia
    (2019) Melo, Jayne Barbosa de; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/3919546536576027
    Esta pesquisa surgiu com o objetivo de analisar a organização do ambiente escolar (sala de aula) na Educação Infantil e a contribuição para o desenvolvimento da autonomia da criança. Como questão norteadora de pesquisa buscamos compreender: Como a organização da sala de aula pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia na Educação Infantil?”, mais especificamente objetivamos identificar a relação entre a prática do educador e a organização do ambiente escolar; refletir acerca dos aspectos de autonomia presentes na prática docente e caracterizar quais os sentidos atribuídos pelas crianças ao ambiente escolar em que convivem e constroem diariamente. A pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e de caráter qualitativo. Os instrumentos de pesquisa utilizados na coleta de dados foram observação, entrevistas com os docentes e o desenho com as crianças, para que assim, possa-se dirimir a finalidade educativa que permeia a ideia de sujeito autônomo, cuja sua prática pedagógica se baseia. Ao se apresentar a relação existente entre o ambiente escolar e o desenvolvimento da autonomia da criança, compreendemos que a organização do ambiente escolar e o desenvolvimento da autonomia é imprescindível, pois a organização torna-se elemento gerador de significados que possuem relação de causa e efeito no desenvolver singular de cada aluno, ou seja, deve-se buscar o sentido das ações conscientes feitas pelas crianças. Além disso, influencia positivamente na função executiva, ligada ao desenvolvimento cognitivo, melhorando o raciocínio, a capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, tudo isso constitui para uma educação autônoma, levando em consideração os limites a serem trabalhados e entendidos.
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    A utilização da tecnologia digital na educação infantil
    (2019) Melo, Ariane da Silva Wanderley; Silva, Valdirene Moura da
    A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: Qual a contribuição das Tecnologias Digitais quando inserida nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Infantil? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo compreender como a Tecnologia Digital pode auxiliar no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos mostrar os benefícios do uso das Tecnologias Digitais quando utilizada como uma ferramenta pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, através de intervenções desenvolvidas por um projeto intitulado: “Com a Tecnologia Digital eu posso ensinar o que quiser”, realizada em uma turma do Infantil II, no município de Garanhuns-PE. No ensejo de trazer contribuições metodológicas levando em consideração a influência das Tecnologias Digitais no âmbito educacional, a execução do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar a Tecnologia Digital para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
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    As HQS na escola: disseminando saberes e compartilhando aprendizagens
    (2019-02-04) Andrade, Ialle Juliana Marques; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/1858714316525626
    A presente pesquisa traz como pergunta norteadora: De que maneira as HQs podem ser utilizadas como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem? A partir dessa inquietação, traçamos como principal objetivo contribuir metodologicamente para a utilização das HQs enquanto recurso didático. Alicerçando-se nas etapas de uma pesquisa-ação, buscamos alterar a situação inicial constada que se caracterizava pela ausência da utilização das HQs enquanto recurso didático/pedagógico, através de intervenções no formato de oficinas pedagógicas realizadas com professoras de uma escola em Garanhuns/PE. Desse modo, propomos as docentes reflexões sobre a linguagem dos quadrinhos enquanto instrumento aliado nos processos de ensino e aprendizagem. Com a finalidade de trazer contribuições metodológicas, considerando a potencialidade dinâmica e desafiadora das HQs propomos a execusão de um projeto intitulado “HQzando”. As ações desenvolvidas levaram a uma modificação de compreensão, possibilitando as docentes uma ampliação da forma com que concebiam as HQs passando a enxergar suas potencialidades para o campo educacional. A execusão do projeto proposto possibilitou a constatação de que é possível utilizar as HQs para abordar as mais variadas temáticas, configurando-se um forte recurso pedagógico.
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    Brincadeiras populares na educação Infantil: um resgate importante no processo de ensino e aprendizagem
    (2019-02-04) Silva, Maria Willinayane Pereira da; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/9322068646478241
    O presente estudo partiu do questionamento inicial como as brincadeiras populares podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil. Com o intuito de responder a essa questão, traçamos como objetivo geral analisar as brincadeiras populares no processo de desenvolvimento da Educação Infantil. Mais especificamente nos propomos a conhecer a prática de uma professora com a utilização de brincadeiras populares em sala de aula, objetivamos também ampliar o conhecimento em relação a importância das brincadeiras populares em sala de aula, e por fim, resgatar jogos e brincadeiras de antigamente, reconhecendo a sua potencialidade no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de observações e entrevista. A docente participante da pesquisa atua na Educação Infantil, em uma creche municipal localizada na zona urbana do município de Garanhuns- PE. Considerando a brincadeira popular como um recurso pertinente capaz de promover na criança o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, motoras e interacionais, os resultados apontaram que é possível sim resgatar as brincadeiras populares em sala de aula, basta haver a iniciativa e sensibilização por parte dos professores de conhecer e considerar a brincadeira como instrumento importante no processo de ensino e aprendizagem da Educação Infantil. Dessa forma, concluímos ressaltando a relevância em trazer para as salas de aula das universidades, dos cursos de formações de professores da Educação Infantil o debate sobre a importância de estimular o uso das brincadeiras populares na Educação Infantil, considerando-as como recursos metodológicos relevantes para o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.
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