Navegando por Orientadores "Silva, Fernando Henrique Martins da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item O uso dos jogos didáticos no ensino de ciências: uma perspectiva sobre relações ecológicas de forma lúdica(2025-04-29) Silva, Ana Carolina Soares; Silva, Fernando Henrique Martins da; http://lattes.cnpq.br/7546420767128001; http://lattes.cnpq.br/4797438152053136Visando contribuir para melhorias no processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia, diversas metodologias e estratégias didáticas são descritas na literatura como opções a serem utilizadas. O ensino de ciências tem a importante função para o aluno de ensino fundamental, principalmente no sentido auxiliar no desenvolvimento do pensamento científico e visão crítica do que é ensinado. Existem diversas formas de elaborar aulas mais dinâmicas utilizando recursos pedagógicos para abordar assuntos relacionados a ciências naturais, como por exemplo os jogos didáticos, em que representa uma ferramenta de ensino para o professor, possibilitando um ambiente mais descontraído, interação entre os alunos, e permite que aprendam e se divirtam ao mesmo tempo. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre Relações Ecológicas, desenvolvido pela autora, para o ensino de ciências. Foi possível observar, ao final da pesquisa, que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre relações ecológicas e que a dinâmica desenvolvida mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes. Espera-se que a utilização deste jogo didático contribua positivamente para a educação, auxiliando o processo de ensino e aprendizagem de forma diferenciada e atrativa, colaborando assim para a construção do conhecimento.Item Plantio de mudas como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de botânica(2025-04-17) Nascimento, Aline Araújo do; Silva, Fernando Henrique Martins da; Fraga, Catarina Fernandes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3493619620468663; http://lattes.cnpq.br/7546420767128001; http://lattes.cnpq.br/0098241586055656Atualmente os discentes possuem um perfil diferenciado e o modelo tradicional de ensino não atende mais às suas demandas de aprendizagem, sendo imperativo o uso de novas metodologias de ensino que visem a interatividade, reflexão, colaboração e autonomia, colocando o aluno como componente ativo da construção do seu próprio conhecimento. Para trabalhar conceitos, a utilização da metodologia ativa de plantio de mudas estimula a interação entre o que vai ser aprendido com o conteúdo abordado, tornando o educando protagonista de sua aprendizagem. Com base nisto, o objetivo da aplicação desta metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem é abordar um conteúdo de botânica, investigando a concepção dos alunos sobre plantas com base em seus conhecimentos prévios, afim de estimular a construção do conhecimento de forma dinâmica e reflexiva através do plantio de mudas. A prática pedagógica foi realizada primeiramente com uma visita a instituição de ensino para a realização do projeto, posteriormente foram ministradas aulas expositivas sobre o Reino Plantae, em seguida houve a divisão da turma em dois grupos para apresentações e finalizando com o plantio das plantas escolhidas pelos discentes. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização de modelos dinâmicos de ensino é extremamente satisfatória para incentivar a construção reflexiva do conhecimento, tendo em vista que a observação dos grupos durante a didática evidenciou o interesse e o esforço em buscar alternativas para cumprir a atividade proposta e o orgulho em expor os seus resultados em sala.
