Navegando por Orientadores "Silva, Fabiana de Fátima Bruce da"
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Item A arte de uma margem distante: O “Festival de Artes Pão e Tinta” na favela do Pina (2015 – 2022)(2024-03-08) Freitas, Emmanuel Vitor Brito de Souza; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/1984180238291088O Festival Internacional de Artes Pão e Tinta acontece anualmente desde 2012 na Favela2 do Pina, em Recife, Pernambuco. O evento abre seleção pública todos os anos para receber grafiteiros(as), músicos(as) e voluntários(as) que atuam normalmente durante cinco dias em uma espécie de "carnaval das artes", onde ocorrem graffiti’s na rua, shows e ações sociais de cabeleireiros, trancistas, amarração de turbantes, entre outras. Sendo uma produção cultural independente foi idealizada como uma alternativa para a juventude do Pina, atuando na revitalização dos espaços públicos da comunidade, tornando-se assim nossa principal ferramenta de luta em defesa do nosso território, ameaçado pela especulação imobiliária. A arte surge de um dos lugares mais esquecidos pelo poder público do Recife e rompe as estatísticas como uma alternativa para que os jovens possam vislumbrar um futuro longe da violência, das drogas e da criminalidade. Com este artigo, buscamos construir um relato de experiência que problematize e questione a importância dessa atividade inserida em uma realidade de exclusividade da institucionalização pública de espaços artísticos/culturais apenas nas áreas elitizadas da Cidade do Recife, demonstrando que organizações periféricas já desempenham esse papel, suprindo esse déficit com poucos ou nenhum recurso.Item O espelho do Brasil : uma reflexão sobre a origem de uma nação pelo cinema comercial(2018) Lima Neto, Ivônio Burégio de; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/5817087408195733O cinema ainda é uma das formas de entreter mais procuradas pela população. Nesta forma de entretenimento é vista uma poderosa máquina de propaganda social, seja política ou ideológica. Por este motivo é também uma fonte histórica notável. O presente trabalho, ao usar o cinema como fonte histórica, dialoga com os métodos usados por outros historiadores anteriormente, quando o foco é o cinema, tais como: Marc Ferro, Jorge Nóvoa e José D‟ Assunção Barros, entre outros.Já os filmes escolhidos para a análise foram: O Descobrimento do Brasil, de 1937, dirigido por Humberto Mauro;Como era Gostoso Meu Frances, de 1971, dirigido por Nelson Pereira dos Santos;República Guarani de 1981, dirigido por Sylvio Back;Hans Staden, de 1999, dirigido por Luiz Alberto Pereira; eDesmundo, de 2003, dirigido por Alain Fresnot. Eles foram escolhidos por tratarem, em décadas distintas, das “origens do Brasil” Colonial.Item Um olhar sobre o axé: as religiões de matriz africana na ótica de Raul Lody(2019) Cunha, Nairam Santana da; Silva, Fabiana de Fátima Bruce da; http://lattes.cnpq.br/1540421518242292; http://lattes.cnpq.br/5851482934828713A História Cultural nos permitiu ampliar o campo das investigações das atividades humanas com o uso da fotografia como fonte e instrumento de pesquisa do saber histórico, resguardado na cena registrada. Então, sob a ótica iconográfica do antropólogo Raul Lody (1952), este trabalho propõe-se a discutir o axé no Candomblé. Para tanto, utiliza-se como fonte documental prioritária as imagens fotográficas, buscando analisar a sua importância na construção histórica dessas religiões, não reproduzindo o que é apresentado, mas propondo-se a explorar essas imagens criticamente, estabelecendo conexões e reafirmando sua identidade com documentos que as justifiquem. Trata-se de uma pesquisa centrada no diálogo entre a fotografia com as práticas religiosas e o uso dessa fonte na construção histórica da fé dos afrodescendentes.
