Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Santos, Sandra da Silva"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da construção conceitual de espacialidade a partir das sugestões dos livros didáticos do primeiro ciclo do ensino fundamental
    (2019-12-19) Anjos, Regina Alves dos; Santos, Sandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção da espacialidade em livros didáticos no ciclo de alfabetização. Para tanto, fizemos um estudo de como o conceito de espacialidade se insere nos documentos curriculares oficiais, materiais do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), o guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e na literatura de Educação Matemática. Analisamos os livros do ciclo de alfabetização de duas coleções de livros didáticos. Concluímos que a localização, representação e orientação espacial deve ser abordada em todos os anos da educação Básica e que, nas coleções analisadas, os conteúdos dessa temática são abordados durante todo o percurso do ciclo de alfabetização, sendo que a representação espacial são contemplados nos livros didáticos de duas das coleções de livros de didáticos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para dois livros didáticos do 3º ano
    (2021-07-16) Ferreira, Wedja Leandra Pereira; Santos, Sandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556; http://lattes.cnpq.br/8202084306342639
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de dois livros didáticos, utilizados por uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, na aprendizagem de conteúdos estatísticos na perspectiva da Alfabetização e Letramento Matemático. Baseando-se nos textos teóricos de Lopes (1998), Dante (1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN, 1997); da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), Gay (2008) entre outros autores, que deram suporte a pesquisa. Utilizamos uma entrevista aberta e dois livros didáticos utilizados pela professora como principais dados da pesquisa. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa e, baseada na análise de conteúdo de Oliveira, et al. (2003) e Bardin (1977), construímos duas grandes categorias e sete subcategorias de análise. Nesse contexto, um dos resultados apontado nesta pesquisa foi a importância do educando em ter acesso aos conceitos estatísticos voltados na perspectiva da Alfabetização e Letramento Matemático. Isso inclui uma forte habilidade de analisar e compreender seus significados além de ser capaz de fazer uma análise crítica dos dados apresentados. Assim, a escola tem um importante papel a desempenhar na divulgação dos conhecimentos estatísticos, desmistificando e estimulando a capacidade de leitura e interpretação dos dados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Os registros de estudantes do 1º ano do ensino fundamental nas aulas de matemática: um olhar para o processo de letramento e alfabetização matemática
    (2021-07-15) Oliveira, Maria Andréa Cavalcante Lima de; Santos, Sandra da Silva; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556; http://lattes.cnpq.br/7244798631797277
    Esta monografia teve como objetivo geral analisar os registros produzidos por estudantes de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental durante um ano letivo. O trabalho apresenta como aporte teórico as discussões sobre o Ciclo de Alfabetização nos documentos oficiais e na perspectiva Matemática. Discorremos também sobre o papel do registro dos estudantes nas aulas de Matemática, a formação docente para a aprendizagem de Matemática, bem como os livros didáticos e o Ensino de Matemática. E, por fim, as unidades temáticas para o ensino Matemático no Ciclo de Alfabetização. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Curi (2005), Souza (2010), Maia e Maranhão (2015), Nacarato (2013), dentre outros. Nos procedimentos metodológicos, foi adotado a pesquisa qualitativa, na qual utilizamos a entrevista semiestruturada com uma professora que atuava no 1º ano do Ensino Fundamental e os registros produzidos pelos seus estudantes (nos livros e nos cadernos). Para analisar os dados coletados, foi empregada a análise de conteúdos (MORAES, 1999) de modo que a análise foi estruturada em duas grandes categorias: “O papel dos registros para a docente” e “O papel dos registros para os estudantes''. Os resultados desta pesquisa mostram que o ensino de matemática no processo de alfabetização e letramento em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental está distante do que previsto nos documentos oficiais, visto que ficou evidente que a demanda na alfabetização na Língua Materna foi predominante quando comparada à alfabetização matemática dessa turma. Foram poucas aulas de matemática no decorrer do ano letivo e as mesmas foram essencialmente concentradas no uso do livro didático. No entanto, nem todas as unidades temáticas do livro foram vivenciadas pelos alunos e o uso reduzido do caderno com atividades tradicionais voltadas para a sequência numérica revelam as lacunas deixadas nesse processo de alfabetização matemática. Para melhorar esse cenário o investimento em formação docente específica para professores que atuam no ciclo de alfabetização torna-se fundamental.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão