Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Jogos e brincadeiras: uma forma de se educar
    (2019) Cardoso, Irani Irene; Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
    O desenvolvimento integral de uma criança contempla dimensões motora, afetiva e cognitiva. O presente estudo objetiva refletir sobre a inserção de jogos e brincadeiras na educação infantil, enfatizando os aspectos favoráveis à socialização das crianças e papel do professor como agente privilegiado, no ambiente escolar, para valorização de práticas lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Os principais temas discutidos foram: o brincar como primeira ferramenta de aprendizagem da criança; a importância da utilização do lúdico na rotina escolar; a influência do brinquedo e do brincar no desenvolvimento individual e social; o brincar como direito da criança e a importância da mediação do professor nas brincadeiras. O ensinar, o cuidar e o brincar caminham juntos na educação infantil, por esse motivo temos várias razões para levar o lúdico para a escola. As atividades lúdicas, mediada pelo professor, na rotina escolar, promovem e corroboram para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e sociais das crianças.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor
    (2019) Lima, Aparecida da Dores Silva de; Silva, Valéria Casemiro da; Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
    Esse artigo analisa a importância do brincar e das brincadeiras na Educação Infantil. A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferece oportunidade de realizar atividades em coletivo, tendo repercussão no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades e novos conhecimentos. Este estudo está fundamentado em pesquisas com autores que abordam a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. O artigo, embasado em pesquisa bibilográfica, traz considerações sobre ludicidade e o papel do professor, como mediador. Por fim, reflete-se que os jogos e brincadeiras são uma experiência significativa para o desenvolvimento das crianças, pois o brincar é ferramenta que possibilita a construção e a apropriação dos conhecimentos. Os resultados definem o brincar como experiência e liberdade de criação nas quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo, com o educador e com os outros. É preciso valorizar a formação lúdica do docente.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão