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Navegando por Orientadores "Santiago, Mônica Maria Lins"

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    As interações pedagógicas na educação infantil: um olhar sobre a afetividade
    (2025-07-17) Barbosa, Larissa Ellen Araújo; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/9986041158834813
    Este trabalho teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas de uma professora do grupo 4 da Educação Infantil em uma escola pública municipal de Camaragibe (PE), focando na construção da identidade da criança a partir da dimensão da afetividade, segundo a teoria de Henri Wallon. O estudo, de natureza qualitativa, utilizou observação e entrevista para compreender como as interações entre crianças e a professora, que ocorrem no espaço escolar durante o estágio do Personalismo, promovem o desenvolvimento integral. As observações revelaram que as crianças expressam afetos por meio de gestos, verbalizações e atitudes essenciais para a formação da identidade. As interações pedagógicas entre a professora e as crianças foram marcadas pela afetividade, em diferentes situações no espaço escolar. E, entre as crianças, as brincadeiras tiveram mostraram que se trata de uma ação importante de interação. A entrevista demonstrou que a professora não apresenta um conhecimento mais aprofundado sobre a Teoria de Henri Wallon, o que talvez possa restringir a sua mediação nas situações de interações pedagógicas no espaço da Educação Infantil. Desta forma, o estudo traz elementos para refletir sobre a importância de uma teoria do desenvolvimento infantil a partir da perspectiva da psicogênese da pessoa completa, no caso, a Teoria de Wallon, para a formação docente. Nas situações analisadas, uma questão se fez presente: uma mediação consciente das necessidades emocionais e sociais das crianças, uma prática pedagógica que valorize a afetividade de forma intencional, reconhecendo-a como ferramenta fundamental, podem ser um diferencial qualitativo para o desenvolvimento integral infantil.
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    O espaço escolar bilíngue: as interações com crianças autistas no ciclo de alfabetização
    (2022-10-06) Santana, Nayani Oliveira de; Santiago, Mônica Maria Lins; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194; http://lattes.cnpq.br/5044979749558419
    O trabalho tem por objetivo geral caracterizar diferentes processos de interação na alfabetização bilíngue entre professora e alunos autistas, em uma determinada escola da rede particular de ensino, localizada no município de Camaragibe/PE. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, contou com seis observações em sala (aulas de inglês e português), em três turmas diferentes que fazem parte do ciclo da alfabetização, onde há aluno autista. E, também, sete entrevistas semiestruturadas, entre professoras e coordenadoras. Para o referencial teórico foram utilizados autores que abordam a temática desenvolvida na pesquisa. Na alfabetização como os autores, Soares (2009) e Morais e Leite (2005). No bilinguismo, Andrade (2019) e o parecer CNE/CEB nº 2/2020, 9 de julho de 2020, que até o presente momento não foi homologado, e pretende trazer direcionamento para o ensino bilíngue no Brasil. No autismo, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (2014) e a LDB 9394/96. Ao analisar a interação das professoras alfabetizadoras com os alunos autistas, o estudo busca contribuir para as reflexões em torno dos processos de aprendizagem na alfabetização no contexto de uma escola bilíngue. Mais especificamente, busca compreender as estratégias usadas pelas docentes para promover as interações dos alunos autistas com a turma e na sala de aula, através das observações e entrevistas realizadas com as docentes.
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