Navegando por Orientadores "Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú"
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Item O professor de Educação Física intervindo na qualidade de vida de seus alunos asmáticos: uma revisão bibliográfica(2020-10-28) Gonçalves, Alexandre Araujo; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597A asma é uma doença muito frequente no Brasil, que afeta principalmente as crianças, essas que têm sua capacidade física subdesenvolvida. O professor de Educação Física escolar pode desempenhar um papel fundamental para reverter o quadro de subdesenvolvimento desses asmáticos, mas para isso, se faz necessário que esses professores tenham um conhecimento prévio para manejar seus alunos asmáticos. Com o intuito de investigar esse tema, me propus responder a seguinte questão ‘’O professor de Educação Física está preparado para lidar com crianças e adolescentes com asma em suas aulas?’’ e, como proposta de objetivo, me prendi a investigar se o professor de Educação Física escolar está preparado para lidar com crianças asmáticas em suas aulas. Para obter as respostas do presente trabalho, foi realizada uma pesquisa com caráter exploratório, e para obtenção dos dados para análise, foi realizada uma revisão bibliográfica. O material utilizado para análise foi obtido por pesquisa em bancos de dados como PubMed e Scielo. Os estudos indicaram que grande parte dos professores de Educação Física não dispõe de tais conhecimentos. Sendo assim, esse presente estudo deixa explícito que muitos professores de Educação Física não estão capacitados para ministrar aulas para crianças asmáticas; no entanto, não ficou clara a razão pela qual esses professores não receberam e/ou não recebem capacitação para lidar com a asma durante as aulas, uma vez que é uma doença presente constantemente. Devido a limitações de estudos referentes a essa temática, acreditamos que esse trabalho possa contribuir para pesquisas futuras sobre o tema, ampliando a concepção do trabalho do professor de Educação Física.Item Percepção do professor sobre a educação física escolar como meio de reduzir doenças crônicas(2020-10-28) Santos, Valeska Alves dos; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597Com a facilidade do acesso a tecnologia e redução de áreas de lazer na sociedade brasileira tem-se uma preocupação muito grande com a incidência de doenças crônicas em crianças e adolescentes, com destaque para a diabetes, hipertensão e índices de colesterol alto, bem como problemas de depressão e alguns tipos de câncer. Esse aumento está muitas vezes associado a mudanças da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos associada à redução de exercícios físicos realizados por esses grupos, sendo esses fatores determinantes para o surgimento de doenças crônicas na vida adulta, aumentando à medida que cresce o sedentarismo nessas fases da vida, estando associados a ingestão de alimentos e hábitos não saudáveis.Com isso nosso estudo tem como objetivo Investigar a educação física escolar como um meio importante para reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis em crianças e adolescentes escolares. A amostra foi composta por professores formados em licenciatura ou licenciatura plena que atuassem em escola e de graduandos de licenciatura em educação física, a pesquisa se deu a partir de um questionário enviado de forma virtual aos participantes.Ao serem perguntados sobre o modo que abordam a temática saúde em suas aulas foi possível verificar que 90,3%, correspondente a 28 participantes responderam de forma positiva. Quando solicitado que os avaliados informassem de forma descritiva como abordam essa temática em suas aulas, dos 31 avaliados apenas 26 responderam, sendo os que se abstiveram de responder os graduandos.É possível verificar que apenas 20 entrevistados se sentiram preparados a ministrar aulas a alunos com doenças crônicas não transmissíveis. Ao serem questionados sobre o papel da educação física escolar enquanto redutora ou retardatária do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, foi possível verificar que 83,9% da amostra acredita nessa consequencia.Ao serem perguntados se a educação física escolar deve abranger todas as fases do ciclo escolar obteve-se unanimidade nas respostas quanto a resposta positiva.Com base nos resultados do presente estudo é possível verificar que todos os entrevistados tiveram disciplinas de saúde em seu curso de formação e que julgam importante a aplicação do tema saúde nas aulas de educação fisica escolar.A partir desse estudo foi possível identificar que a educação física escolar pode ser um importante meio de redução do surgimento de doenças crônicas não transmissíveis em escolares.Item Utilização dos questionários PAR-Q e QERC na triagem de participação nas aulas de Educação Física A no Ensino Superior(2021-02-22) Silva, Jefferson Maxwell de Farias; Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú; http://lattes.cnpq.br/0700049924235597; http://lattes.cnpq.br/7968086805968725Introdução: Embora seja bem documentado na literatura que os benefícios do exercício físico (EF) estão associados à redução de doenças e à diminuição do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, em alguns casos sua realização pode desencadear eventos cardiovasculares que põem em risco o praticante do exercício físico. Os questionários PAR-Q e QERC são utilizados para verificação prévia da prontidão para prática do exercício físico, sendo estes um meio fácil e prático de detecção dos indivíduos que apresentam baixo risco para prática do exercício físico. Objetivo: Analisar dois questionários utilizados na triagem pré-participação do exercício físico em estudantes universitários. Métodos: Estudo descritivo, com delineamento transversal. Um total de duzentos e um indivíduos de ambos os sexos responderam ao questionário de estratificação de risco cardiovascular (QERC) e ao questionário de prontidão para atividade física (PAR-Q). Para análise dos dados, foi empregado estatística descritiva com média e desvio-padrão e distribuição de frequências absolutas e relativas. Resultados: Este estudo demonstrou uma prevalência de respostas positivas para o PAR-Q de 14,5%, sendo considerada satisfatória, tendo em vista a faixa etária da amostra analisada. Os dados obtidos a partir do QERC demonstraram que 54% da amostra apresentaram alguma questão assinalada ao questionário, sendo uma alta proporção de indivíduos estratificada como de alto risco cardiovascular. Conclusão: Na prática, os resultados do presente estudo indicam que o PAR-Q parece ser um questionário mais fidedigno e recomendado para uma triagem pré-participação quando o foco da avaliação for identificar indivíduos jovens que apresentem algum tipo de risco antes de sua inserção em programas de atividade física.
