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Navegando por Orientadores "Pirauá, André Luiz Torres"

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    A ludicidade no processo de iniciação a natação no Projeto Barbatanas da Rural sob a visão do monitor extensionista: um estudo qualitativo
    (2025-06-26) Santana, Endrios Alves de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/4858809747120340
    A presente pesquisa se baseia nas inquietações e atribuições do monitor enquanto extensionista em analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE. Além disso, destaca-se o papel do monitor extensionista como mediador das atividades e foi percebido que o uso da ludicidade como ferramenta didática metodológica tem atraído cada vez mais o interesse pelas aulas, visto que a criança pode aprender de forma mais espontânea e prazerosa. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de iniciação a natação no projeto Barbatana da Rural - UFRPE, sob a perspectiva do monitor extensionista. Trata de uma abordagem de natureza qualitativa, sendo ela caracterizada pela presença pessoal do pesquisador, por meio da coleta de dados, interações sociais e interpretação das informações analisadas, o presente estudo seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Os resultados revelam que a análise incluiu, como ponto de partida, a identificação dos pontos positivos e negativos da ludicidade no processo de iniciação a natação e indicam que o uso do lúdico é essencial para promover a adaptação ao meio líquido, aumentar o interesse e proporcionar um ambiente mais acolhedor e eficiente para a aprendizagem da natação. O estudo reforça a importância de metodologias que integrem o brincar ao ensino formal/tecnicista no projeto. Conclui-se que a ludicidade, quando utilizada de forma estruturada e consciente, configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz na iniciação à natação e também foi possível concluir que a ludicidade desempenha um papel central no processo de iniciação à natação. Assim estratégias lúdicas favoreceram a construção de um ambiente acolhedor e motivador, facilitando o aprendizado de forma significativa.
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    Análise de 96 planos de aula do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo
    (2021-07-16) Lira, Danielle Cristhiane de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/7986132034913572
    A elaboração do plano de aula compete uma série de ações que precisam ser estruturadas através do planejamento. Ações essas que garantam o estímulo e a progressão do aluno durante as atividades, promovendo o desenvolvimento da aprendizagem. Para a elaboração de um plano de aula para pessoas com deficiência, deve-se pensar nas estratégias que podem ser colocadas em prática e na flexibilização da aplicação desse plano, como também nas limitações e necessidades desses alunos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades durante o processo de elaboração e aplicação dos planos de aula no Programa Segundo Tempo Paradesporto. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de característica descritiva, que seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Foram considerados 96 planos de aula, aplicados durante o período vigente do PST Paradesporto (fevereiro de 2019 a março de 2020). Este estudo demonstrou que a elaboração e aplicação dos planos de aula para pessoas com deficiência requer uma maior flexibilidade em todas as dimensões do plano de aula, como por exemplo, no tempo das atividades e nos conteúdos aplicados, bem como nas adaptações das atividades, considerando as especificidades de cada deficiência, as limitações e dificuldades dos alunos.
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    Análise dos desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo
    (2021-12-09) Silva, Rosimery Alves da; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/7050666326578421
    O estudo apresenta como objetivo geral analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades na interação social entre monitores e beneficiados do núcleo do Programa Segundo Tempo Paradesporto (PSTP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A pesquisa é de natureza qualitativa, de característica descritiva. O estudo foi realizado no núcleo do PSTP, no Departamento de Educação Física da UFRPE, tomando com base as experiências do PSTP durante o período de fevereiro de 2019 a março de 2020. Considerando as memórias e anotações da monitora, foram analisados os comportamentos dos beneficiados, com foco nos principais desafios relacionados à interação social entre todos os participantes do programa, bem como as possibilidades que foram testadas e implementadas para superar os desafios encontrados. Os resultados da análise demonstraram que as principais dificuldades foram: na comunicação verbal e não verbal e nas relações pessoais, ao passo que as possibilidades testadas para superação dessas dificuldades foram: atendimento individualizado, conhecimento das particularidades do beneficiado, estabelecimento de rotinas e intervenções com atividades colaborativas. Conclui-se que as dificuldades na comunicação dos beneficiados do PSTP, em função das suas características, foram ser superadas por meio, principalmente, do estabelecimento de rotinas nas atividades, pois essas aumentaram o engajamento e, consequentemente, os processos de comunicação.
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    Futebol feminino e suas representações: revisão narrativa sobre dificuldades relacionadas a prática do futebol
    (2018-08-14) Araújo, Natália Figueirêdo de; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/6598071426413875
    Futebol é um dos esportes mais praticados no mundo, tanto nos aspectos femininos quanto masculinos. Através de analises e discussões, o presente estudo tem como objetivo, por meio de uma revisão narrativa, identificar e analisar as dificuldades relacionadas a prática do futebol feminino. No qual, o estudo foi realizado através de uma pesquisa que relacionava a mulher com o futebol, sendo analisado e retirado das publicações as dificuldades aqui apresentadas. Sendo estas dificuldades fatores decisivos para a não participação das mulheres em campo, tendo com empecilho também um Decreto que foi lançado em 1940, que proibia a prática levando em conta fatores biológicos. Além da proibição, a relação de influência da mídia sob o esporte também foi um fator decisivo para a situação que o Futebol feminino se mantém até a atualidade. Este trabalho tem como objetivos iniciais analisar e identificar as dificuldades relacionadas a prática do futebol e objetivos secundários, caracterizar e descrever a relação entre o apoio financeiro e a influência da mídia sobre a relação da mulher com o esporte.
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    Programa Segundo Tempo Paradesporto desafios e possibilidades na mediação de conflitos sob a perspectiva da monitora extensionista: um estudo qualitativo
    (2021-07-16) Luciano, Fabiana da Silva; Pirauá, André Luiz Torres; http://lattes.cnpq.br/7971412342122230; http://lattes.cnpq.br/6404579680091614
    O presente estudo tem como objetivo analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades durante a mediação de conflitos no Programa Segundo Tempo Paradesporto. A pesquisa é de natureza qualitativa e sua característica descritiva, seguiu parcialmente as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. O estudo foi realizado no núcleo do PSTP, no Departamento de Educação Física (DEFIS), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No período de fevereiro 2019 a março de 2020. A estratégia de amostragem tratou-se de uma amostragem por conveniência; os métodos de coleta de dados, partiu do próprio fenômeno observado durante as atividades do programa. Cada situação de conflito, bem como as estratégias utilizadas para mediação, foi analisada pela pesquisadora. Foram consideradas as anotações e memórias da pesquisadora. Resultou-se que, os principais conflitos mais evidentes, ocorreram nas esferas intrapessoais: crise da própria deficiência, que causava alteração de humor e comportamento estereotipados. Tal fato interferia diretamente no engajamento dos participantes; o interpessoal: devido os diferentes tipos de deficiências apresentam comportamentos distintos que interferiam nas relações; e o de grupo: aconteciam durante as atividades manipulativas. Os conflitos surgiam nesse contexto quando haviam disputas de materiais, ou por algumas atitudes indesejáveis. As estratégias iniciais focaram na mediação preventiva, tiveram efeitos positivos, outras estratégias foi engajá-los nas organizações das atividades, transferência de responsabilidades simples, distraindo assim dos possíveis conflitos. Promovendo sensação de alegria, autoconfiança, e desenvolvimento da autonomia. Com essas estratégias foi possível observar uma melhoria substancial no comportamento. Conclui-se que as intervenções tiveram como propósito deixar os participantes confiantes para realizar as atividades, e ao mesmo tempo trazer benefícios para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e social.
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