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Navegando por Orientadores "Oliveira, Iêda Ferreira de"

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    Ações educativas sobre microscopia com estudantes do Ensino Fundamental: um relato de experiência
    (2021-12-09) Lima, Andreza Cristina de; Oliveira, Iêda Ferreira de; Carvalho, Reginaldo de; http://lattes.cnpq.br/5208573547132664; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/1609284714512383
    Quem nunca se encantou ao ver um microscópio e imaginar o universo por ele desvelado? A criação desse instrumento possibilitou a elaboração de teorias que até hoje são fundamentais para a Biologia. Porém, devido a diversas limitações, a experiência da maioria dos estudantes no Ensino Básico com esse instrumento não é satisfatória. Consequentemente, o interesse por atividades científicas é afetado negativamente, necessitando de ações que as estimulem. Visando popularizar a Ciência e fortalecer o conhecimento sobre microscopia, foram realizadas atividades de extensão junto a estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada em Camaragibe (Pernambuco). A intervenção educativa consistiu na realização de: a) resgate dos conhecimentos prévios; b) palestra interativa utilizando modelos de microscópio óptico e digital; c) oficina sobre manipulação de microscópio óptico e confecção de um modelo de microscópio artesanal; d) discussão e socialização do conhecimento. No geral, as estratégias pedagógicas utilizando a microscopia tornaram o conteúdo aprendido mais interessante e significativo, despertando o lado lúdico, criativo, curioso, reflexivo e investigativo do público. Não apenas contribuíram na ampliação do conhecimento sobre microscopia e auxiliaram nos ajustes das concepções alternativas, mas permitiram o desenvolvimento de habilidades científicas adicionais, tão necessárias à mobilização de competências educacionais. Além disso, a microscopia mostrou-se como potencial recurso pelos alunos na multiplicação de saberes em sua comunidade.
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    Diversidade das aquaporinas no genoma de Culex quinquefasciatus: um estudo in silico
    (2023-09-19) Xavier, Italo Gois; Oliveira, Iêda Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/5288071226008713; http://lattes.cnpq.br/3953245363870196
    Culex quinquefasciatus é uma espécie cosmopolita transmissora do nematóide Wuchereria bancrofti, agente etiológico da filariose linfática. Ao longo do seu ciclo de vida, esse mosquito necessita sobreviver a condições ambientais adversas e a diversos estressores biológicos. Nesse processo, mecanismos moleculares são essenciais para o restabelecimento da homeostase do organismo e as aquaporinas são um grupo de biomoléculas potencialmente importantes nessas respostas. As aquaporinas são uma superfamília de proteínas formadoras de canais transmembranares, altamente hidrofóbicas, que estão presentes em todos os organismos vivos, responsáveis primariamente pelo transporte facilitado de água. O objetivo deste trabalho foi identificar, classificar e caracterizar as aquaporinas presentes no genoma do mosquito Culex quinquefasciatus por ferramentas in silico. Para isso, foram feitas análises comparativas estruturais e funcionais das sequências gênicas e protéicas das aquaporinas identificadas no banco de dados NCBI, usando informações genômicas das espécies Drosophila melanogaster, Anopheles gambiae e Aedes aegypti. Seis prováveis genes e 15 isoformas foram identificados no genoma de Culex quinquefasciatus, todos localizados no cromossomo 2, e classificados nas subfamílias DRIP, BIB, PRIP, Eglp1 e Eglp3. Todas as sequências proteicas foram confirmadas para a topologia, arquitetura, localização subcelular e outros parâmetros físico-químicos característicos das aquaporinas. Os motivos e estrutura gênica das aquaporinas de Culex quinquefasciatus mostraram-se conservados dentro de uma mesma família, mas sutilmente diferentes entre os membros de diferentes famílias, refletindo suas diferentes funções biológicas. Os resultados provenientes destas análises poderão ajudar a conhecer melhor os aspectos moleculares dessas proteínas de transporte transmembrana, que são de grande importância para a biologia e evolução dessa espécie de importância médico-veterinária.
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