Navegando por Orientadores "Nogueira, Romildo de Albuquerque"
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Item Desenvolvimento de um protótipo de um software para um sistema não cabeado de captação de eletrocardiograma para experimentação em modelo animal(2022-10-06) Caetano, Maria Luiza Guerra; Nogueira, Romildo de AlbuquerqueUsualmente as pesquisas de variabilidade da atividade cardíaca tem como metodologia um estudo do controle autonômico cardíaco. Na experimentação animal, a obtenção dos sinais eletrofisiológicos é feita com o emprego de métodos de contenção química (fármacos) ou mecânica (contensores), que produzem artefatos no sinal de interesse. Uma solução para evitar os transtornos produzidos por esses procedimentos é o uso de sistemas de captação sem fio acoplados ao colete. Apesar de existirem equipamentos com essa tecnologia, a realidade de laboratórios de pesquisa esbarra nas questões de alto custo para aquisição desses equipamentos e a dificuldade relativa ao tamanho dos coletes, os quais são produzidos para cães e gatos, haja vista serem voltados para a clínica médica veterinária de pequenos animais. O presente manuscrito apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento de um protótipo de um software para interface gráfica de um sistema não cabeado para registro de eletrocardiograma de ratos Wistar. Para análise dos referidos resultados, os dados obtidos foram confrontados com aqueles captados por meio de um sistema cabeado com uso de um software comercial. Para isso, utilizou-se a análise de flutuação destendenciada (DFA) dos referidos dados, onde não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os valores médios obtidos entre os sistemas. Levando-se em conta os resultados iniciais obtidos,o mesmo indica ser viável para aprimoramento e futura utilização na rotina experimental com ratos Wistar, buscando a melhoria da qualidade dos dados e melhor conforto para o modelo experimental.Item Meditação de atenção plena e educação: uma proposta no ensino remoto(2021-12-06) Moura, Lucas Rumeningg Nunes de; Nogueira, Romildo de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/1632012172045871; http://lattes.cnpq.br/3947188915595828A pandemia da COVID-19 revelou vários problemas de desigualdades sociais nas instituições de ensino brasileiras. A impossibilidade de o Estado suprir todas essas necessidades, tendo em vista a vulnerabilidade socioeconômica que assola nosso país, revelou nossa grande desigualdade social, em especial, no processo de ensino e aprendizagem. Algumas questões problemáticas foram reveladas com o ensino remoto. Uma delas é a falta de atenção dos alunos e das alunas durante as aulas virtuais, porque tanto professores e professoras quanto educandos e educandas não estavam preparados para um processo de ensino e aprendizagem remoto. Dessa forma, a dispersão, o baixo índice de aprendizagem e a consequente evasão escolar foram observadas nas instituições de ensino. Este trabalho objetiva fazer uma revisão narrativa de literatura sobre a utilização da meditação de atenção plena (MAP) como prática pedagógica para regular a atenção por meio de uma prática em três etapas, como uma estratégia para manter o educando e a educanda envolvidos com o ensino e a aprendizagem realizados em aulas on-line. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que se valeu da coleta de dados por meio da revisão bibliográfica para analisar a produção acadêmica sobre as contribuições da MAP para as práticas pedagógicas, a fim de traçar seus benefícios no enfrentamento das dificuldades e nas adaptações para o ensino remoto. Com base na literatura recuperada, foi descrito o processo de aplicação da MAP, identificando as principais potencialidades e dificuldades no desenvolvimento dessa prática e propôs-se um roteiro de aplicação da MAP para o ensino remoto. Conclui-se, a partir da revisão de literatura e da análise empreendidas, que a experiência da meditação se reflete positivamente em diferentes aspectos da vida de quem a pratica. A MAP é uma poderosa ferramenta para os/as professor/as de Educação Física manterem seus discentes envolvidos, proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, bem-estar físico e psíquico e explorar novas aplicações para as práticas meditativas. Um cenário onde haja meditação, educação e benefícios para a área de educação e processos cognitivos é animador.
