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Navegando por Orientadores "Lyra, Pompéia Villachan"

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    Aproximações e afastamentos: um estudo sobre as vozes da educação inclusiva em uma escola pública do Recife - PE
    (2023-08-21) Silva, Ester Ingrid Santos da; Lyra, Pompéia Villachan; http://lattes.cnpq.br/7469258355920698; http://lattes.cnpq.br/0639384229996907
    Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo compreender as diferentes perspectivas da comunidade escolar relacionadas à educação inclusiva. A mesma é uma abordagem que visa garantir o acesso e a participação de todos os estudantes, independente de suas habilidades ou características individuais em um ambiente educacional comum. Porém, há uma diversidade de opiniões, teorias e práticas que envolvem esse tema, o que acaba resultando em diferentes visões e abordagens. Neste estudo, são examinados os discursos e posicionamentos relacionados à educação inclusiva, a fim de entender as aproximações e afastamentos existentes nas diferentes visões presentes nesse contexto. Para isso, por meio de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados a partir de entrevistas presenciais com 11 (onze) profissionais, incluindo 3 (três) professoras, 3 (três) estagiárias e 2 (duas) porteiras. Assim, os dados obtidos foram interpretados e categorizados para identificar os principais pontos de convergência e divergência no campo da educação inclusiva. Com isso, as entrevistas permitiram explorar as percepções e experiências dos entrevistados em relação às práticas inclusivas, desafios e as possibilidades encontradas nesse contexto. Os resultados obtidos neste estudo revelam que as vozes da comunidade escolar, sobretudo, a respeito da educação inclusiva, são plurais e representam uma diversidade de ideias e concepções. Por isso, identificam-se pontos de convergência, como a valorização da diversidade e o reconhecimento da importância da inclusão, como também divergências, relacionadas aos desafios enfrentados na implementação de práticas inclusivas, a falta de conhecimento sobre o verdadeiro conceito de educação inclusiva, e a ausência de recursos e formação adequada.
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    Impactos de um programa de Mindfuness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais na primeira infância
    (2019-11-21) Santana, Maiara Araújo de; Lyra, Pompéia Villachan; http://lattes.cnpq.br/7469258355920698; http://lattes.cnpq.br/9161699557063472
    A primeira infância é uma etapa fundamental na vida do sujeito. É neste período da vida que ocorrem as maiores mudanças no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e socioafetivo. Considerando a importância desta etapa, ressaltamos ser fundamental investir em práticas na educação infantil que favoreçam o desenvolvimento e aprimoramento das diversas habilidades do ser humano. Neste sentido, esta pesquisa teve como foco apresentar e discutir sobre uma proposta de intervenção baseada em Mindfulness utilizando um protocolo adaptado denominado: A mindfulness-based kindness curriculum for preschoolers. Esta pesquisa foi realizada com crianças de cinco anos de idade. Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho foi analisar os impactos de um programa de Mindfulness no desenvolvimento das funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais em crianças com cinco anos de idade. No que diz respeito à metodologia desta pesquisa, foi aplicado um questionário aberto para professoras que atuam na educação infantil, sendo também realizado um estudo de cinco casos (crianças com cinco anos). Para a análise desses casos, foram aplicadas três tarefas psicométricas, antes e depois da participação das crianças em um protocolo com base na prática de Mindfulness. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil- CEMEI, localizado na cidade do Recife- PE. Os dados foram apreciados através da técnica de análise descritiva. Os Resultados apresentaram que ainda há professoras que desconhecem ou conhecem pouco sobre os conceitos de Mindfulness, possuem concepções diferentes sobre funções executivas, atenção e habilidades socioemocionais. Em relação às tarefas psicométricas percebeu-se que houve poucas variações nos resultados dessas tarefas. No que tange as habilidades socioemocionais, através da heteroavaliação (entrevista com a professora dos estudantes que participaram da intervenção) foi possível perceber impactos positivos nas crianças após a intervenção (socialização, participação nas atividades de sala de aula). Em suma, constatou-se que o protocolo proporcionou efeitos benéficos nos estudantes.
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