Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Lima, Cristiano Soares de"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês
    (2019-12-13) Souza, Marcio Soares de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/0216791185608189
    Esta pesquisa, baseada nos princípios teóricos da linguística aplicada e da abordagem comunicativa, discute sobre a presença de diferentes abordagens e metodologias de ensino de língua inglesa nas escolas regulares, sobretudo na escola EREM Dom João da Mata Amaral, localizada no município de Garanhuns – Pernambuco, e sobre o uso da abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos, tendo o seu foco em textos utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizado um projeto de leitura e compreensão textual, ao longo do ano letivo de 2017, com trinta e quatro (34) alunos do terceiro ano “A” do ensino médio, da EREM Dom João da Mata Amaral, onde foram aplicadas atividades de leitura e compreensão textual utilizando-se da abordagem comunicativa, com o objetivo de fazer com que os alunos se sentissem confortáveis a fazer uso da língua em situações diversas e, principalmente, em provas externas como o ENEM e outros vestibulares. Além disso, a fim de comparar a teoria com a prática, foi realizada uma pesquisa nos documentos que regem a educação brasileira para compreender como eles indicam que deve acontecer o ensino de Língua Inglesa e comparar à realidade vivenciada nas escolas regulares, para que, a partir disso, fossem percebidas as dificuldades enfrentadas pelos professores de LI, dificuldades essas que atrapalham o uso de outras abordagens além da abordagem tradicional em sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A aprendizagem de inglês como língua estrangeira a partir do uso das quatro habilidades básicas comunicativas em salas de aula de escolas da rede pública de São Bento do Una
    (2019-07-19) Melo, Karla Karolynne Souza de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/5342845037433005
    O presente trabalho tem como objetivos observar, analisar e discutir as abordagens, os métodos e as técnicas utilizados em aulas de inglês em duas escolas públicas, na cidade de São Bento do Una - PE, em que se realizaram os dois estágios obrigatórios de língua inglesa do curso de Letras. Fundamentado na Linguística Aplicada, este trabalho apresenta e debate sobre a possível presença e utilização das quatro habilidades essenciais para a aprendizagem de uma língua estrangeira, segundo Silveira (1999), evidenciando, no entanto, as habilidades de speaking e de listening como as que deveriam ser mais salientadas em sala de aula do ensino regular com o intuito de que os estudantes não enxerguem a disciplina apenas como algo que se remete a estruturas gramaticais. Além disso, para se chegar a tal discussão, faz-se necessário haver reflexão sobre as quatro abordagens/concepções de ensino-aprendizagem de línguas: a tradicional, a estrutural, a cognitiva e a comunicativa, com intenção de se entender como as quatro habilidades mencionadas se apresentariam em cada uma dessas quatro abordagens e o papel que exerceriam em sala de aula. É feita também uma relação entre os PCN e o ensino atual de línguas nas escolas. Para corroborar a hipótese, autores como Brown (1994), Schmitz (2007) e Silveira (1999) trazem colocações fundamentais sobre a temática. Esta monografia questiona e problematiza a aparente falta dessa oralidade em diversas salas de aula e procura entender os motivos para que isso aconteça. Optou-se, então, pela condução de uma pesquisa qualitativa para a facção desta monografia, dado o tipo de corpus obtido e sua análise, sendo, dessa forma, também, um estudo de caso, visto não se restringir apenas ao levantamento de informações teóricas, mas de observações em campo e de experiências comparadas e contrastadas. O que se encontrou no estágio foi o uso predominante da abordagem tradicional com exercícios envolvendo apenas a gramática da LI.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Insidiosidade na retórica discursiva hitlerista: linguagem, discurso e poder
    (2019-02-08) Abreu, Lorrayne Johanson de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/5349668147615825
    Considerando-se o marcante “legado” de Adolf Hitler quanto à Segunda Guerra Mundial (doravante SGM), esta pesquisa, baseada em Análise de Discurso francesa psicanalítica (doravante AD), visa analisar um dos discursos de Hitler, proferido em setembro de 1934, voltado à Juventude Hitlerista. Atentando-se para as condições de produção desse discurso e para estratégias retórico-discursivas do locutor, é possível perceber diferentes interdiscursos (e distorções destes) dentre outros elementos abordados pela AD. Uma vez que, segundo Pêcheux (1997) e Orlandi (2009), as ideias escapam ao enunciador, é necessário traçarmos um percurso histórico de Hitler e a quem se destinavam suas palavras, já que as ideias podem mudar de sentido dependendo de quem as empregue. Uma vez que o discurso, em sua essência, resulta no agir sobre o outro, que o enunciador buscará conduzir o ouvinte ou leitor a pensar, dizer e agir conforme seu desejo, este se faz justamente como um dos pontos os quais esta pesquisa procura elucidar e analisar. Nessa linha, ao analisarmos o discurso em questão, procurar-se-á discutir como uma população parece ter sido motivada, através de utilizações discursivas distorcidas e extremistas, a engajar-se na SGM por meio de ideologias propagadas por alguém que se mostrava um habilidoso líder e discursista. Com isso, pretendemos, então, realizar (e contribuir com) discussões sobre escolhas e funcionamento discursivo; sobre como o discurso pode revelar mais do que o desejado pelo locutor (podendo deixar marcas que podem revelar traços provenientes do inconsciente); e quais os efeitos de sentido de cada uma das partes do discurso aqui em foco.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão