Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Orientador

Navegando por Orientadores "Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A música e a troca de sentimentos: uma abordagem da linguagem musical na sala de aula
    (2018) Oliveira, Lídia Janieide de; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082; http://lattes.cnpq.br/2888805899604780
    Este trabalho buscou gerar uma reflexão acerca dos aspectos essenciais do Ensino da Música, levando em conta as suas diversas possibilidades, quando encarada como forma de conhecimento necessária ao ser humano. Na sua feitura, destacamos desde alguns meandros históricos do Ensino da Música no Brasil, até os aspectos mais voltados para a legislação, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e alguns documentos norteadores, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O diferencial neste texto, ocorre não só pela exposição de um breve histórico de fatos e leis, que regeram e regem o Ensino da Música no Brasil, mas também por ter buscado fulcrar uma refrexão sobre a inserção de Ensino da Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, usamos como base algumas teorias de músicos-pedagogos, que viam no Ensino da Música uma rica oportunidade de desenvolver os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores dos alunos. Para subsidiar esta pesquisa, não nos contentamos apenas com uma abordagem teórica, mas buscamos confirmação na concretude do fazer educacional com a música, estabelecendo relação entre as teorias apresentadas e a prática de aulas de música, observadas em uma escola do Agreste Meridional, enfatizando a música como uma pedagoga humana na troca de sentimentos, dentro da escola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evasão escolar na EJA
    (2012-11-12) Correia Júnior, Josemildo Gomes; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082
    Este trabalho tem como objetivo identificar a taxa de evasão que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), caracterizar a metodologia de ensino da modalidade EJA; traçar um perfil socioeconômico dos alunos, e por fim, identificar os motivos de volta à escola e de sua permanência. Tomamos como objetivo geral a analise das relações entre evasão escolar, a volta á escola, a metodologia de ensino e o perfil socioeconômico e sócio- cultural dos alunos. O estudo terá embasamento de teóricos e pesquisadores, como: Freire, Barcelos, Arroyo, Tavares e Gonçalves, entre outros, que servirão de subsídios para tentar suscitar a questão que norteia o trabalho em questão: Quais são as principais causas que levam os alunos da EJA a não permanência regimental na sala de aula e por quê da volta e sua permanecia? Os resultados obtidos apontam para a melhoria das condições de vida como causa principal para a volta e permanência, enquanto as condições de trabalho aparecem como responsáveis pelo afastamento.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão