Projetos de Extensão (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/37

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Observatório da Família Itinerante
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas, 2011) Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa
    A proposta do Observatório da Família Itinerante constituiu o primeiro movimento do grupo formado a partir do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DCD/UFRPE) com o propósito de ser organização para extensão, pesquisa, produção de conhecimentos, metodologias, compartilhamento de informações e, porque não, de proposições políticas no campo da família e direitos humanos, visando a aproximação com contextos comunitários e institucionais para além dos muros da Universidade. Objetivando criar cenários onde seja possível radicalizar a indissociabilidade e interação contínua entre ensino, pesquisa e extensão. Por isto o termo itinerante é associado à intenção deste se deslocar para exercer diferentes funções no campo dos direitos humanos; exposição que se realiza sucessivamente em vários lugares diferentes. A proposta dá-se tal qual um grupo mambembe, criando a partir de linhas temáticas espaços de discussão envolvendo a escola, os agentes de saúde, representantes da comunidade, juventude, lideranças religiosas, etc. Os espaços para a instalação das oficinas, debates e atividades formativas no campo dos direitos humanos com ênfase as relações familiares e comunitárias são os mais variados possíveis e foram estabelecidos a partir dos parceiros do próprio Observatório da Família.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Curso de capacitação sobre os novos direitos humanos: as ações de concretização de direitos fundamentais na educação pelos professores no município de Escada
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Humanas., 2011) Maia, Fernando Joaquim Ferreira
    O estudo fez parte de uma capacitação de professores das escolas do Município de Escada/PE e de estudantes de licenciatura acerca das ações afirmativas e transformativas de concretização de direitos fundamentais no campo da educação. O referido curso teve duas turmas: uma no primeiro semestre de 2012 (31/03 a 30/06) e a outra turma (11/11 a 01/12). Investigação empírica e quantitativa com aplicação de um questionário com perguntas fechadas sobre o perfil social e de renda dos participantes e questões abertas que versaram sobre os temas da cidadania, direitos humanos, direitos humanos na escola, além dos projetos de vivência pedagógica. Concluiu-se que as concepções de cidadania, direitos humanos e garantia de direitos estão associadas a uma visão individualista desses conceitos. A noção de direitos humanos é vaga e desacreditada. Existe a crença que esses direitos sejam desrespeitados na sociedade e na escola. As crianças e adolescentes são apontados como protegidos pelos direitos humanos e há uma incredulidade na efetividade do Estatuto da Criança e Adolescente. Do ponto de vista das práticas educativas no âmbito familiar, julgam ser as 'palmadas' uma forma de educação. A escola não tem importância reconhecida como local de prática política mas apenas de um agir pedagógico.