Navegando por Assunto "Jogos de fantasia"
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Item A superação do flogístico: uma aventura de RPG(2013-04-30) Silva, Alexsandro Alberto da; Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de; Amaral, Ricardo Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/7704136680001681; http://lattes.cnpq.br/7841487134333019; http://lattes.cnpq.br/2011377431714562O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de um jogo didático, o Role Playing Game (RPG), no ensino da História da Química, numa perspectiva kuhniana e filosófica da ciência no século XVIII, na tentativa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e que paralelamente promova a interação aluno-aluno e professor-aluno em salas de aula de Química. Os jogos didáticos são usados como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Ressaltamos que o objetivo desse recurso não se restringe à memorização do assunto pelo aluno, mas sim busca conduzi-lo ao raciocínio, à reflexão e consequentemente à (re) construção do seu conhecimento. A aventura de RPG vivenciada é na modalidade live action, intitulada “A Superação da Teoria do Flogístico: o calórico disfarçado” e é baseado em duas correntes filosóficas que norteiam a construção da ciência do século XVIII, o empirismo e o racionalismo, e epistemológico desse século, com o raciocínio a priori (dedução) ou racional e a posteriori (indução) ou experimental, e do século XX, em uma perspectiva kuhniana da ciência, concebendo esse momento como um marco na História da Química do século XVIII e, por isso, ocorreu uma revolução química com seu grande representante Antonie Laivoisier, descobridor do oxigênio, segundo essa perspectiva epistemológica, fato que ainda nos dias de hoje se debate quem foi seu descobridor, se Scheele, Priestley ou Lavoisier, devido à crise provocada no paradigma vigente, à teoria do flogístico. Para a aplicação do jogo foi escolhida uma turma do sexto período do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco que, divididos em dois grupos, um defensor do flogístico e outro do calórico, usaram o jogo e responderam a questionários de sondagem. Os resultados mostraram que o jogo contribuiu para um melhor entendimento por parte dos alunos do momento histórico significativo que permeou a descoberta do oxigênio para a ciência química, explorando as concepções dos alunos nesse contexto; e alguns alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem esperados.Item Pintura, desenho e fantasia como recurso estético, imersivo e emotivo em games: o caso de Okami e Seasons After Fall(2019-07-13) Wanderlei, Camila Carvalho; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/1284173644092278Atividades culturais pautadas em artes clássicas e métodos tradicionais de pintura tem sido ressiginificadas e apropriadas pelas mídias digitais, não se restringindo aos espaços usuais, tais como museus, academias e ateliers. Dentre os diversos segmentos de mídia onde se observa esta apropriação, os jogos digitais, cujo apelo imagético é ator central na composição da obra, possuem títulos onde é possível encontrar preponderância de elementos artísticos tradicionais, exercendo os mais diversos papéis estético-narrativos, o que nos leva a analisar como pode se dar a ressignificação de tais elementos em casos específicos e como influenciam a obra que os utiliza através deste estudo de caso. Okami e Seasons after Fall, dois jogos disponíveis para a plataforma de consoles playstation, representam dois casos bastante especiais, pois não apenas utilizam de elementos de pintura tradicionais, sumi-ê e pintura em aquarela respectivamente, como dão protagonismo à tais elementos em sua estrutura e composição. Okami apresenta um mundo todo construído no estilo sumi-ê, trazendo em sua mecânica a utilização de um pincel que permite ao jogador criar e modificar tal mundo, não apenas respeitando o estilo minimalista do sumi-ê, como também o peso que cada pincelada deve conter para assim expressar a essência daquilo que o artista propõe-se a pintar, incorporando em sua estrutura narrativa elementos e preceitos fundamentais do estilo de pintura que marcou e definiu o jogo, sendo muito mais que apenas um mero recurso estético. Seasons after Fall é todo construído baseado no estilo de pintura em aquarela onde residem elementos como ludicidade e bucolismo em sua narrativa singela. Em seus personagens marcantes podemos encontrar animais cuja atmosfera perpassam o mistério, misticismo, soturnidade e melancolia dada a composição tanto sonora quanto visual do jogo. Todos estes elementos compositores unem-se para criar o momento-chave de contemplação e apreciação da obra permitindo ao jogador imergir e identificar-se com a história e personagens. Ao se interagir com ambos os jogos, surgem momentos de identificação e imersão profundos mesmo que completamente diferentes em suas propostas, principalmente graças aos seus suportes imagéticos originais e inventivos que expõem o jogador as técnicas de pinturas diferentes literal ou simbolicamente.
