Navegando por Assunto "Ensino domiciliar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Homeschooling em Recife - PE: práticas e motivações de famílias cristãs(2022-10-06) Souza, Beatriz Sales de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/7134149672912220O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as motivações de famílias praticantes de Homeschooling em Pernambuco e como suas práticas são desenvolvidas. Fundamentamos o nosso referencial teórico a partir de Novaes (2017), Illich (1970), Barbosa (2013-2017), Brandão (1993), Vidal (2003) et al. A metodologia selecionada foi constituída de entrevistas semiestruturadas e questionários, por uma abordagem qualitativa Lüdke; André (1986). Duas famílias praticantes foram os sujeitos da pesquisa. Os resultados foram organizados por meio de categorias de análise. Conclui-se que os participantes da pesquisa possuem motivações religiosas, onde suas cosmovisões permeiam a forma quem conduzem a prática e selecionam os materiais educativos, além de motivações financeiras e geográficas, onde revelam a dificuldade de encontrarem escolas acessíveis nesses aspectos e que conduzam com o que desejam para os filhos em termos educacionais assim como apresentaram insatisfações com o sistema de ensino, como os métodos e o currículo, a socialização, qual seria o ambiente favorável para a criança e insatisfação com os resultados acadêmicos. Com rotinas distintas, analisamos alguns processos formativos envolvidos em suas práticas e um recorte acerca da liberdade educacional com a questão legal e jurídica da prática no país.
