Navegando por Assunto "Educação - Desenvolvimento"
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Item A realidade e as possibilidades do ensino da educação física no Programa Segundo Tempo Paradesporto na UFRPE: primeiras aproximações(2019-07-10) Silva, Pollyanne Rayanne Lins; Melo, Flávio Dantas Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9033781419336294; http://lattes.cnpq.br/7308893836017414Este trabalho tem como objetivos analisar a organização do ensino da educação física no programa segundo tempo paradesporto na Universidade Federal Rural de Pernambuco visando compreender entre os nexos e relação entre o ensino e aprendizagem na aula de educação física.Para isso identificou-se a concepção de desenvolvimento, educação e educação física no material didático e pedagógico do segundo tempo.E a partir dessa premissa emerge a seguinte problemática:Qual a realidade e as possibilidades do ensino da educação física no programa segundo tempo paradesporto na Universidade Federal Rural de Pernambuco? A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa.Utilizando como teoria do conhecimento o materialismo histórico-dialético e método científico foi o dialético .O campo empírico que exploramos foi o da produção do conhecimento sobre seu objeto, e quanto às fontes empíricas consideramos os documentos a partir da análise documental das diretrizes dos programa PST-paradesporto e dos fundamentos pedagógicos do programa.Os instrumentos de coleta de dados utilizados,foram fichamentos das fontes empíricas dando ênfase a concepção de desenvolvimento, educação escolar e educação física.E para a análise dos dados coletados foram feitas análises de conteúdo.Para organizar e sistematizar os resultados expus as contradições dos argumentos de educação escolar, currículo e trabalho pedagógico contidos nas obras analisadas.Concluímos que a relação ao desenvolvimento humano a concepção histórico-cultural é a que mais se adequa ao contexto da EF atual e a que é reflexo como se faz um currículo dinâmico e contextualizado com a realidade.Com relação á educação escolar o fato é que a escola mostra os caminhos para a educação e para os conhecimentos ,cabe a outras iniciativas incentivar a continuidade desses conhecimentos.Por fim a EF nela se faz necessário o ensino da prática pois seu principal pilar é o desenvolvimento , mas a EF deve ser contextualizada, entendida também em suas dimensões atitudinais e conceituais , a educação física é vasta em suas áreas de conhecimentos afins e por isso o leque de conteúdos é bastante vasto e neles deve apoiar o professor(a) de EF escolhê-los a partir de contexto local e das experiências dos alunos.
