Logo do repositório
Comunidades & Coleções
Busca no Repositório
Guia Arandu
  • Sobre
  • Equipe
  • Como depositar
  • Fale conosco
  • English
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Didática (Ensino médio)"

Filtrar resultados informando o último nome do autor
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Recursos Educacionais Abertos (REA) e ensino de literatura: aplicação de sequência didática com foco em práticas de letramentos literários de discentes do nível médio
    (2021-08-21) Pedroza, Maria Kaline de Lima; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8191485484444620
    O avanço tecnológico e as inovações no campo da cultura digital trazem reflexões sobre o ensino de literatura, considerando-se o dinamismo dos Recursos Educacionais Abertos- REA e as demandas de aprendizagem dos discentes no contexto da educação básica. Este estudo tem como objetivo geral investigar Recursos Educacionais Abertos - REA, visando à aplicação de sequência didática para ensino de literatura no nível médio, com foco em práticas de letramentos literários de discentes do ensino médio na cultura digital. Na organização do referencial teórico, priorizamos as seguintes referências sobre: 1) letramentos digitais e Recursos Educacionais Abertos (REA) − Coscarelli e Ribeiro (2005); Amiel (2012; 2020) Buzato (2007; 2009); Soares (2002), Lévy (1999, 2003) Marcuschi e Xavier (2004), Santana; Rossini; Pretto (2012); 2) ensino de literatura no contexto da cultura digital – Cosson (2006); Silva (2003, 2005, 2014, 2017); Cereja (2005); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2006); Lajolo (2001); Soares (1999); Rouxel (1996, 2013); Paiva et al (2003, 2005, 2007), entre outros. No tocante à metodologia utilizada, priorizamos abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, realizado a partir de: aplicação de questionários, elaboração e aplicação de sequência didática, e avaliação dos resultados obtidos após a aplicação da sequência. Os resultados nos trazem provocações sobre como inserir REA nesse contexto de ensino de literatura no nível médio, bem como os desafios e possibilidades dessa inserção. Esperamos que o estudo colabore nas discussões acerca do uso dos Recursos Educacionais abertos na escola, em especial, no que tange ao letramento literário.
Logo do SIB-UFRPE
Arandu - Repositório Institucional da UFRPE

Universidade Federal Rural de Pernambuco - Biblioteca Central
Rua Dom Manuel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos
CEP: 52171-900 - Recife/PE

+55 81 3320 6179  repositorio.sib@ufrpe.br
Logo da UFRPE

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Enviar uma sugestão