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    A invenção do vadio: entre ausência e emergência, a capoeira no jogo da vida
    (2020-11-06T03:00:00Z) Espírito Santo, Lindinaldo do; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/1869579112256947
    A invenção do vadio foi uma forma de produzir a ausência da capoeira e do capoeirista no Brasil. A categoria “vadio” foi um meio de desqualificar, invalidar um conhecimento ancestral e milenar usado como resistência pelos negros e negras trazidos para as Américas no período da colonização. Este trabalho foi resultado de uma pesquisa sobre a capoeira do século XIX e XX, sua criminalização e perseguição que resultou na sua proibição em 1890. O interesse aqui é compreender o que foi a colonização e quais as consequências para a capoeira nesse cenário. O objetivo foi estudar a relação da colonização sobre a capoeira e quais elementos de enfrentamento foram usados nessa relação. A contribuição do pensamento do sociólogo peruano Aníbal Quijano (colonialidade do poder), tanto quanto do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (sociologia das ausências e sociologia das emergências), foi de fundamental importância nos rumos deste trabalho. Pudemos constatar que a lógica ocidental, com suas formas de negligenciar os conhecimentos alternativos produz a ausência de outros conhecimentos possíveis. Constatamos que a ausência e a emergência da capoeira estão relacionadas com o resultado das “feridas” provocadas pelo processo de colonização (colonialidade). A capoeira reagiu e reage a esse padrão de poder por meio do resgate das tradições ancestrais, como coletividade, oralidade na transmissão dos conhecimentos, por exemplo. Apesar de ser patrimônio imaterial, hoje, a capoeira ainda é marcada como uma prática periférica. A colonialidade ainda configura um quadro de silenciamento do povo negro no Brasil. Nem mesmo o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não impediu as ações racistas e truculentas contra o negro capoeirista que ainda é caracterizado como marginal.
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    Jogo educacional para o ensino de astronomia no ensino médio: colonizando marte
    (2022-06-08T03:00:00Z) Alencar, John Miranda; Cavalcante, Vinícius Albuquerque; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6354901727868389; http://lattes.cnpq.br/9143007203563032
    Nessa pesquisa abordamos o ensino de Astronomia com foco no Sistema Solar e na colonização do planeta Marte. A pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação de um jogo educacional com estudantes do Ensino Médio da EREM Sizenando Silveira, foram escolhidas duas turmas do 1º ano e duas turmas do 2º ano para aplicação do produto educacional. O referencial teórico foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel e nas teorias de ensino através de jogos de Lev Vygotsky. Para isso dividimos o presente trabalho em 5 momentos, no primeiro momento aplicamos um teste de sondagem, no segundo momento ministramos aulas expositivas com uso de recursos didáticos interativos, no terceiro momento os estudantes assistiram a um documentário sobre viagem espacial, no quarto momento aplicamos o jogo educacional que desenvolvemos e no quinto e último momento reaplicamos o teste diagnóstico com o propósito de discutir os resultados óbitos através do produto educacional. O produto educacional consiste num jogo físico de tabuleiro, adaptado a partir do jogo Imobiliário (Monopoly) onde em todo o seu percurso os estudantes devem contar com estratégias e com seu conhecimento de astronomia. A partir desse trabalho foi possível constatar que aulas com o uso de software interativo permitem ao educando interagir melhor com o conteúdo e desenvolverem um senso crítico acerca das dificuldades de uma colonização espacial, adicionalmente o uso de jogos didáticos se mostra um método capaz de incentivar os estudantes pelos tópicos relacionados ao ensino de astronomia e outras áreas afins.
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    Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história
    (2017) Freitas, Renan Moura de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3802404445141358
    O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.
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